Publicado em: 29/11/2013 às 13:40hs
A Tarde de Campo contou com a palestra “Controle e supressão de plantas invasoras com roçadeira química”, do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Naylor Perez. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Embrapa Pecuária Sul, com apoio da Prefeitura de Aceguá.
Perez apresentou alguns tipos de plantas invasoras tóxicas comuns na região e que podem levar os animais à morte. Uma das citadas é a Senecio Spp, conhecida como maria-mole. Além disso, destacou os métodos de controle como a roçadeira química Campo Limpo e afirmou que é preciso controlar as plantas indesejáveis, sempre, antes da produção de sementes.
A aplicação com a roçadeira química é dirigida às plantas invasoras, não degradando o campo o campo nativo. No entanto, Perez alerta que é preciso fazer o correto manejo nas áreas degradadas com ajuste de lotação, adubação e limpeza.
Após a palestra, os produtores foram a campo, onde puderam conhecer a roçadeira química Campo Limpo e observar os resultados obtidos após a aplicação na propriedade de Kühn.
Conforme Kühn, o resultado da aplicação foi positivo, já que “com o campo mais limpo há mais produtividade”, afirma. Além disso, destaca que é importante a realização dos dias de campo, pois há mais integração entre os produtores e auxilia na aprendizagem de novas técnicas.
Para a médica veterinária da Emater/RS-Ascar Roberta Medina, o evento atendeu uma das demandas do pecuarista familiar que é conhecer uma das formas de controle das plantas invasoras. Já o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Marcelo Perrone Ricalde destaca que os produtores puderam ver na prática os resultados obtidos e que o uso da roçadeira química como forma de controle de invasoras foi efetivo, pois controlou as invasoras e manteve o campo nativo.
Participaram do evento os representantes do Banco Sicredi, Camal, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e produtores de Aceguá e Bagé.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias