Capacitação

COCAMAR: Colhedores de laranja recebem treinamento

Foi encerrada, na última semana, a primeira etapa deste ano do treinamento de pessoal envolvido em colheita de laranja nas regiões de atuação da Cocamar, promovida pelo Instituto Constâncio Pereira dias (ICPD), da cooperativa


Publicado em: 03/08/2015 às 13:30hs

COCAMAR: Colhedores de laranja recebem treinamento

Durante a realização, os trabalhadores receberam explicações no próprio pomar onde trabalham, sobre o funcionamento do Comércio Justo, a qualidade da laranja e do suco, o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI), demais cuidados com a segurança e a saúde, preservação do meio ambiente e outros assuntos.

Comércio Justo- A Cocamar é credenciada pelo Comércio Justo e o suco de laranja é distribuído na Europa com o selo do mercado solidário internacional. O selo assegura aos consumidores que eles estarão adquirindo um produto de origem sustentável, sem exploração de mão de obra e com cuidado em relação ao meio ambiente. A cada tonelada de suco embarcado, 200 dólares retornam para ser investidos na cadeia produtiva.

Exigência - Segundo Leila Nunes Machiavelli, assistente de projetos do ICPD, o treinamento, que é realizado todos os anos, faz parte das exigências do Comércio Justo, garantindo assim a melhoria constante na qualidade do suco exportado, com a capacitação de novos trabalhadores e a atualização dos antigos.

Frutos - Em relação à qualidade, foi comentado com os trabalhadores, por exemplo, sobre aspectos que agregam valor ao suco e também os que podem ocasionar prejuízos. É o caso de frutos verdes, que tanto a indústria quanto o mercado não adquirem; frutos deteriorados, causadores de contaminação e até da devolução da carga; frutos pequenos, que levam a descontos no peso e, por fim, frutos colhidos com folhas e ramos, que acumulam material na rampa de descarga da indústria, trazendo problemas.

Meio ambiente– Os trabalhadores receberam, também, orientações sobre cuidados com a preservação do meio ambiente, prevenindo a contaminação de rios e nascentes, bem como a destinação correta de resíduos gerados no pomar.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias
/* */ --