Capacitação

Cidades do Espírito Santo, Bahia e Paraná recebem Programa Aplique Bem

O treinamento gratuito sobre a correta utilização do uso de defensivos agrícolas passará por Teixeira de Freitas (BA); Montanha, Linhares e Venda Nova do Imigrante (ES); além de Cascavel, Medianeira e Maripá (PR)


Publicado em: 26/11/2013 às 17:30hs

Cidades do Espírito Santo, Bahia e Paraná recebem Programa Aplique Bem

Na última semana de novembro, o Programa Aplique Bem, que tem como proposta treinar agricultores de todo o país quanto ao correto uso defensivos agrícolas e equipamentos de proteção individual (EPI’s), estará em municípios do Espírito Santo, Bahia e Paraná.

O laboratório itinerante, iniciativa desenvolvida há mais de seis anos por meio da parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico (IAC), já percorreu mais de 550 mil Km por todo o Brasil e atendeu a mais de 35 mil agricultores.

Nesta semana, o Programa Aplique Bem atenderá aos agricultores do Estado do Paraná, Espírito Santo e Bahia, com o seguinte cronograma:

Paraná:

Cascavel (26), Medianeira (27) e Maripá (28).

Bahia:

Teixeira de Freitas (26).

Espírito Santo:

Montanha (27), Linhares (28) e Venda Nova do Imigrante (29).

Sobre o Programa Aplique Bem

O objetivo do programa, segundo destaca a Gerente de Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe, é proporcionar, por meio da disseminação do conhecimento, maior proteção ambiental e humana. Além de também contribuir para a redução de custos de produção. Durante o treinamento, os agricultores têm acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPI) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

“O Programa representa uma prestação de serviços sem custo para o agricultor. Levamos conhecimento ao campo, melhor uso da tecnologia, uso racional dos defensivos, contribuindo para a produção do alimento seguro, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de aumentar a produtividade, proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente. Percebemos que o objetivo do Programa vem sendo alcançado. Hoje, os produtores estão mais conscientes das falhas que podem ocorrer durante a aplicação. Nas revendas também já podemos constatar o aumento na procura por equipamentos de proteção, pontas de pulverização, manômetros e outros materiais utilizados para manutenção das máquinas”, comemora Liria.

A iniciativa teve início com um projeto do pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, que se tornou realidade por meio da parceria com a Arysta. “Foi um investimento de uma empresa que acreditou naquilo que era, até então, apenas uma ideia, e tem como diferencial ser uma ligação direta entre o produtor e a pesquisa. Por meio dos instrutores, os resultados mais recentes da pesquisa chegam ao produtor e suas necessidades, levantadas durante os treinamentos, são trazidas aos pesquisadores e viram objeto de pesquisa, ou seja, benefício para os dois lados.

Desde sua criação o Programa Aplique Bem já passou por 21 Estados diferentes e DF, totalizando mais de 550 mil km percorridos pelo Brasil. Ao todo, são mais de 35 mil produtores orientados gratuitamente.

Fonte: TEXTO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÕES

◄ Leia outras notícias