Capacitação

Chuva volta ao sertão de PE e agricultores correm para plantar

Chuva fora de época é bem-vinda e bastante comemorada Agricultores prepararam o plantio de milho e feijão, principalmente


Publicado em: 20/11/2014 às 10:00hs

Chuva volta ao sertão de PE e agricultores correm para plantar

Depois de tanta seca, voltou a chover no sertão de Pernambuco, uma chuva fora de época, mas que está sendo comemorada com muito trabalho no campo.

Os caminhos que levam às propriedades rurais se transformaram. A caatinga cinzenta está ficando verde e até flores já brotaram. Aos poucos, os açudes começam a encher com a volta da chuva ao sertão de Pernambuco. No município de Afrânio, por exemplo, foram registrados 80 milímetros, quase o dobro da média histórica para o mês de novembro.

Chover no local neste período do ano é novidade. A estação chuvosa no sertão do estado costuma acontecer no início do mês de janeiro e de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o principal motivo desse adiantamento é a influência do aumento do aquecimento na temperatura da superfície do mar.

O período chuvoso no sertão de Pernambuco costuma ir até abril, mas ninguém reclamou das chuvas antecipadas, não. Quando viu a terra molhada, Maria de Fátima da Silva não quis perder tempo e foi logo plantar os sete hectares com milho e feijão.

Maria das Mercês da Silva também correu para o campo. Arou todas as terras do sítio que tem três hectares e em uma boa parte já plantou milho, na outra, vai plantar capim. “Temos que arar a terra para aproveitar a chuva e a terra molhada”, diz.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias