Publicado em: 17/06/2015 às 08:00hs
Unir a gastronomia da Itália com o Angus Beef Terroir do Brasil. Esta é a proposta do Cooking Show Angus, promovido pela Associação Brasileira de Angus, com Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) na Expo Milão. A ação integra o Projeto Brazilian Beef, parceria da ABIEC e da Apex-Brasil, para divulgação da carne bovina brasileira.
O Cooking Show Angus será realizado entre os dias 18 e 20 de junho, no Pavilhão Brasil da Expo Milão 2015, em Milão (Itália). A feira, que teve início em 1º de maio e segue até 31 de outubro, tem a participação de 145 países.
No evento, o chef italiano Fabrizio Nonis, apresentador do Programa Sconfinando TV, preparará pratos da culinária italiana utilizando ingredientes brasileiros, em especial, a carne bovina brasileira da raça Angus, já conhecida e apreciada pelos paladares mais exigentes da Europa.
A programação inclui uma apresentação por dia, sempre das 16h às 18h no auditório do Pavilhão Brasil. Em um primeiro momento, os participantes assistirão a um vídeo mostrando a origem da carne Angus produzida no Brasil e as normas de certificação, que viabilizam aos cortes garantia de qualidade e identidade. O documentário ainda apresenta os diferenciais da pecuária brasileira em relação a outros fornecedores internacionais, destacando a produção de animais a pasto e a cultura de um povo apaixonado pelo churrasco.
Em seguida, o chef Fabrizio Nonis apresentará a receita do dia e dará início à elaboração de pratos tipicamente italianos, mas produzidos com o sabor do Brasil. A ideia do projeto, explica o diretor do Programa Carne Angus, Reynaldo Titoff Salvador, é destacar o uso de cortes Angus na gastronomia internacional. "A carne brasileira, em especial a carne Angus Certificada, tem qualidades que transcendem o tradicional churrasco. Os cortes Angus têm as características almejadas pelos mais renomados chefs do mundo e pelos consumidores mais exigentes. É uma carne macia e suculenta e tem um sabor diferenciado que só se obtém a partir de animais criados em condições de clima e solo específicas", explica Salvador.
Ao fim das oficinas, os participantes serão convidados a degustar os pratos ítalo-brasileiros.
A participação na Expo Milão é a primeira agenda internacional da Angus em 2015. Já estão previstas viagens à Alemanha, aos Emirados Árabes e à Rússia para divulgação da carne Angus.
As receitas:
18/6: Noix (entrecote) "Pizzaiola" com geleia de pimenta brasileira (prato do sul da Itália)
19/6: Alcatra à saltimboca alla romana e feijoada (prato da região central da Itália)
20/6: Roast beaf à milanesa (prato do Norte da itália)
Mais informações podem ser obtidas com:
Reynaldo Salvador, diretor do Programa Carne Angus, pelo telefone (51) 9901 6889 | (55) 9977 6237
EM MILÃO: Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus, pelo telefone ou WhatsApp (51) 8143-3246.
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Fonte: Associação Brasileira de Angus
◄ Leia outras notícias