Capacitação

CENTRO DE EXCELÊNCIA: Projeto será apresentado à sociedade rural

A sociedade rural de Mato Grosso irá conhecer o projeto do Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural - Grãos, Fibras e Oleaginosas, que será implantado no município de Campo Novo do Parecis com capacidade para atender aproximadamente 300 alunos por turno


Publicado em: 26/03/2014 às 09:20hs

CENTRO DE EXCELÊNCIA: Projeto será apresentado à sociedade rural

A apresentação será feita durante evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Senar Central, entre os dias 25 e 27 de março na sede da instituição, em Cuiabá.

"O Centro de Excelência fortalecerá a identidade do Estado de Mato Grosso como referência nas cadeias produtivas voltadas a Grãos, Fibras e Oleaginosas", avalia o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. "A temática desse Centro foi escolhida pela aptidão do Estado do Mato Grosso para essas cadeias produtivas. Por todo o Brasil teremos Centros voltados para a bovinocultura de corte e leite, cafeicultura, cana de açúcar, fruticultura, palma de óleo, carpinovinocultura e silvicultura", cita.

De acordo com a analista de Projetos Técnicos do Senar-MT, Samantha Garcia, foram convidados para o evento intitulado Comitê Técnico Nacional do Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural - Grãos, Fibras e Oleaginosas, representantes da classe produtora, trabalhadores rurais, da indústria, das associações, meio acadêmico, instituições de pesquisa, além de colaboradores do Sistema Famato/Senar e Senar Central.

"Este Centro faz parte de um grandioso e inovador projeto do Senar Central, no qual começamos a dar os primeiros passos da Educação Formal, com realização de cursos regulamentados por legislação do âmbito do Ministério da Educação ou do Ministério do Trabalho e Emprego, com cargas horárias e currículos mínimos definidos", revela a analista. "Esta será a oportunidade para discutirmos pontos do projeto como, por exemplo, a ocupação e perfil profissionais dos técnicos que serão formados neste Centro", completa.

Segundo Samantha o primeiro produto a ser oferecido pelo Centro de Excelência será o Curso Técnico em Produção de Grãos, Fibras e Oleaginosas. "Os cursos de educação formal técnica do Senar são capacitações de nível médio, que tem o objetivo de qualificar o participante com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo", informa.

"Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos daqueles que buscam esses cursos, além da perspectiva de requalificação ou mesmo a reinserção no setor produtivo. Também será um espaço oportuno para formação inicial e continuada e qualificação profissional de produtores e trabalhadores rurais, e ainda uma excelente infraestrutura para qualificação profissional de instrutores do próprio Senar".

A expectativa é que em breve os Centros ofereçam também Ensino técnico e superior à Distância.

Campo Novo do Parecis – Município localizado na região Médio Norte do Estado, a 385 km de Cuiabá, próximo a Sapezal, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Maringá, Nova Marilândia e Brasnorte. Campo Novo se destaca como o maior produtor de milho pipoca do Brasil. É o quinto município do Estado com maior Produto Interno Bruto (PIB R$ 511, 020 milhões), e o 13º no ranking nacional.

A cidade destaca-se também como o maior produtor nacional de girassol, com 36.200 hectares de área plantada, a estimativa é que 85% da produção mato-grossense se concentre na região de Campo Novo do Parecis.

Campo Novo do Parecis produz ainda algodão em duas safras, cana-de-açúcar, sorgo, arroz, painço, milheto, crotalária e pastagens, abrigao um rebanho de 60 mil cabeças de gado. Também gera renda com agroindústrias e turismo rural.

Os produtores do município investem também nas culturas tradicionais de soja e milho. A produção de oleaginosa 2012/13 foi superior a 1,1 mil toneladas, cultivados em 355 mil hectares. Já o milho safrinha deve chegar em 840 mil toneladas, provenientes de 140 mil hectares.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).

Fonte: Senar-MT

◄ Leia outras notícias