Capacitação

Carreta Agro pelo Brasil atende produtores em três eventos catarinenses

Veículo itinerante estará presente no Itaipu Rural Show, na Tecnoeste e no Show Tecnológico Coopercampos


Publicado em: 05/02/2024 às 17:30hs

Carreta Agro pelo Brasil atende produtores em três eventos catarinenses

Lançada recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a carreta Agro pelo Brasil estará presente em três eventos do agronegócio catarinense, no mês de fevereiro. A estrutura representará o Sistema CNA e o Sistema Faesc/Senar, levando tecnologia, inovação e conhecimento, além de promover ações em prol dos produtores.

O primeiro evento com a presença da carreta em Santa Catarina será o 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), oeste catarinense, no período de 14 a 17 de fevereiro. Em seguida, no período de 20 a 22 de fevereiro, a Tecnoeste receberá a estrutura, no IFC em Concórdia e, no período de 27 a 29 de fevereiro, será a vez do Show Tecnológico Coopercampos dispor do veículo itinerante, no Campo Demonstrativo Coopercampos em Campos Novos. 

As atividades do Sistema Faesc/Senar apresentadas na carreta durante os eventos incluem minicursos e palestras ministradas pelos técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e apresentação das ações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR). 

“O veículo itinerante veio para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região. O acesso ao conhecimento por meio de uma estrutura avançada como essa contribui para o desenvolvimento do agronegócio como um todo, tornando-o mais competitivo e eficiente”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo.  

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa trará importantes diferenciais aos eventos, pois conta com estrutura completa para aperfeiçoar ainda mais as capacitações e orientações aos produtores que passarão pelos eventos. “Trata-se de um investimento fundamental para demonstrarmos os potenciais do setor produtivo de cada região”. 

A coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, realça que, com a Carreta Agro pelo Brasil, será possível demonstrar de forma otimizada todas as ações do Programa ATeG, que atualmente atende 10 cadeias produtivas em Santa Catarina (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, ovinocultura de corte e piscicultura). 

O diretor-executivo adjunto do Instituto CNA (ICNA), Matheus Ferreira, explica que a ideia é percorrer vários estados durante o ano, participando de feiras e eventos para promover as ações do Sistema CNA/Senar. “Estamos finalizando e vamos divulgar em breve um calendário de eventos para participação da Carreta Agro pelo Brasil no ano de 2024”. 

ESTRUTURA DA CARRETA AGRO PELO BRASIL 

A carreta foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil e foi idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. Com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos (cozinha experimental), o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.

Espaço multiuso: destina-se a palestras, reuniões, oficinas e exibição de vídeos institucionais. O painel de vidro lateral pode ser aberto e criar um palco conectado ao público externo.

Espaço sensorial: onde os visitantes terão uma experiência única e imersiva a partir de projeções de vídeos e sons impactantes.

Estúdio para gravações de entrevistas e lives. O ambiente tem capacidade para até quatro participantes e é equipado com controle de áudio e vídeo, revestimento acústico, microfones e câmeras de última geração. O material produzido pode ser transmitido em tempo real, via internet.

Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externo, para venda de produtos regionais.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias