Capacitação

CAPACITAÇÃO: Primeira especialização em Biogás forma 18 profissionais de cooperativas do PR

Foi realizada, na última sexta-feira (07/06), em Foz do Iguaçu, a formatura da primeira turma da Pós-graduação em Energia Renováveis, com ênfase em Biogás, composta por 22 profissionais de cooperativas do Paraná


Publicado em: 11/06/2013 às 08:40hs

CAPACITAÇÃO: Primeira especialização em Biogás forma 18 profissionais de cooperativas do PR

O presidente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, o diretor de educação do ISAE/FGV, Antonio Raimundo dos Santos, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Cícero Bley, participaram da solenidade. O engenheiro agrônomo e assessor de meio ambiente do Sistema Ocepar, Sílvio Krinski, recebeu, simbolicamente, em nome de todos os participantes, o certificado de conclusão da especialização das mãos do diretor da Itaipu, Jorge Samek, que destacou em seu discurso o potencial do cooperativismo em promover o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuam. Depois, foi realizada a entrega individual do documento a todos os alunos.

Projetos - O curso, promovido por meio de parceria entre o Sescoop/PR, ISAE/FGV e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), teve duração de 18 meses. “Praticamente todos os Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados pelos participantes da pós-graduação são referentes a projetos que estão sendo aplicados na prática e que já começaram a gerar resultados nas cooperativas”, conta Krinski. Ele lembra que a especialização é fruto de uma proposta discutida há dois anos entre a Ocepar, ISAE/FGV e Itaipu. "Como planejamos no passado, conseguimos chegar ao final do curso com ideias inovadoras, que estão transformando o que poderia ser um passivo ambiental em oportunidades de negócios. Isso está sendo muito gratificante", acrescentou Krinski.

 Satisfação  - Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE/FGV, ficou satisfeito com os trabalhos apresentados. “Estou surpreso com a qualidade dos trabalhos, a qualidade dos resultados, a forma como os diferentes alunos focaram tanto sob o aspecto técnico/tecnológico e de gestão”. O presidente ainda destacou que os trabalhos apresentados deverão ser publicados em breve, servindo como inspiração e referência para escolas, universidades, cooperativas e o setor de energias renováveis como um todo.

 Conhecimento  - Cícero Bley Junior, superintendente da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, afirmou que iniciativas como esta ajudam na difusão, aprofundamento e disseminação do conhecimento, além de ser essencial para a reeducação energética de toda a sociedade. “Precisamos levar para as universidades e centros de pesquisas conteúdos sobre biogás que acumulamos fortemente aqui, e de outras energias renováveis, para que a sociedade possa utilizá-lo da melhor maneira possível”.

Fonte: ISAE/FGV e Itaipu Binacional

◄ Leia outras notícias