Publicado em: 24/06/2015 às 15:30hs
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão e o Sindicato dos Produtores Rurais de São Domingos iniciaram na última semana a Capacitação Técnica em Abacaxicultura. O treinamento envolve quarenta produtores rurais que trabalham em pequena, média e larga escala de produção de abacaxi na região.
O SENAR-MA quer ajudar os produtores a padronizar e aumentar a comercialização do fruto, por meio da transmissão de tecnologia. Com o treinamento dos produtores e técnicos do município, a entidade insere a atividade rural na cadeia produtiva da região do Mapito, (Programa de Desenvolvimento do Maranhão, Piauí e Tocantins). O curso é composto por doze módulos e seguirá até o final deste ano.
Ações
O vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, destacou a função do SENAR para a comunidade rural, suas políticas e ações em todo o estado. Ressaltou a importância do curso para os produtores locais e falou da satisfação de incluir a produção do fruto na cadeia produtiva do Mapito. Na oportunidade, Coelho destacou ainda, a qualificação dos produtores e o apoio do SENAR no processo de produção e comercialização do fruto. “Adicionamos o cultivo do abacaxi à cadeia produtiva do Mapito, buscamos a padronização do fruto e desejamos que os produtores alcancem outros mercados com as técnicas que serão repassadas por nossa equipe.”
De acordo com o engenheiro agrônomo, mestre em agroecologia e instrutor do SENAR, Rozalino Aguiar Júnior, no curso os participantes receberão conhecimentos elementares sobre o cultivo até a comercialização passando pelas novas técnicas de tratos culturais.
Ele ressalta que o município de São Domingos possui atualmente 1.500 produtores de abacaxis. A plantação é feita em uma área total de 2.500 hectares onde são recolhidos 8.750 mil toneladas do fruto. Isso resulta, segundo o especialista, numa arrecadação anual de 7 milhões de reais. A comercialização de tais produtos é feita diretamente em São Luís, São Paulo e outros estados. “Em São Domingos, pode-se ver saindo diariamente dezenas de caminhões transportando o produto”, disse.
Escoamento
Ainda segundo Aguiar Júnior, a produção de abacaxi foi iniciada em São Domingos na década de 80, mas somente em 1992 alavancou a produção, tendo o município se destacado pela plantação da variedade pérola e por estar melhor estruturado e possuir melhor condição de escoamento. “A produção aqui é em média escala, os produtores estão há mais tempo no ramo. Outra vantagem é quanto à localização do município que facilita o escoamento da fruta”, destacou o instrutor.
Para o presidente do sindicato dos produtores rurais de São Domingos, Astolfo Seabra de Carvalho Sobrinho, um dos incentivadores da produção naquele município, além das novas técnicas de plantio e comercialização, é necessário também que haja mudança na Portaria 227/2012, responsável pelo zoneamento do período de financiamento de todas as culturas, aplicada em todo o Brasil.
Na referida Portaria, baixada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, (MAPA), a determinação para o financiamento do abacaxi deve ocorrer nos meses de janeiro e fevereiro, o que contraria as condições climáticas do município, sendo o período ideal, segundo os produtores, os meses de julho e agosto. “Estamos buscando junto à FAEMA a alteração nesta Portaria do MAPA, uma vez que nos sentimos prejudicados tanto com relação à plantação quanto na comercialização do abacaxi”, disse o presidente do sindicato.
Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias