Capacitação

Capacitação de mão de obra otimiza colheita mecanizada de café

Produtores das principais regiões cafeeiras do Brasil vão participar de um programa de treinamento de colheita mecanizada do café que percorrerá vários estados nos próximos seis meses


Publicado em: 27/01/2015 às 08:00hs

Capacitação de mão de obra otimiza colheita mecanizada de café

O projeto, desenvolvido pela Case IH, tem como objetivo destacar a importância da profissionalização na operação, manutenção e ajustes dos equipamentos da marca, visando maior rentabilidade para o cafeicultor.

Em grande parte da cafeicultura brasileira, as dificuldades para alcançar maior precisão na colheita mecanizada estão principalmente relacionadas à operação e às regulagens das colhedoras. “Capacitar profissionais faz com que os produtores consigam maior rentabilidade, desempenho na operação e o fundamental, redução de custos no processo de colheita”, afirma Alberto Almeida, especialista de produto da Case IH.

A iniciativa segue alinhada ao conceito Efficient Power da marca: fornecer soluções eficientes para todas as culturas e etapas produtivas. "As colhedoras mudaram o histórico do setor cafeeiro, possibilitando o cultivo de áreas muito maiores e com menores custos", diz Almeida.

Programação

A programação conta com turmas de até vinte alunos, carga horária de 20 horas, dividida em dois módulos: teórico e prático. As três primeiras etapas, nos meses de janeiro e fevereiro, acontecem em Minas Gerais, nas cidades de Patrocínio, Carmo do Paranaíba e Alfenas.

“Mesmo que um funcionário seja técnico em mecânica há muitos anos, o curso vai permitir a ele aprimorar seus conhecimentos específicos, otimizando o diagnóstico e a operação, aumentando a vida útil e a disponibilidade do equipamento em campo”, afirma Almeida. Afinal, o desenvolvimento tecnológico anda rápido.

Os treinamentos serão ministrados em campo, nas principais regiões produtoras de café do Brasil. Para mais informações, entrar em contato com o concessionário mais próximo.

Sobre a Case IH

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca estão colhedoras de café, colheitadeiras de grãos Axial-Flow, colhedoras de cana, algodão e enfardadora, além de tratores de todas as potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. São produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. Case IH é uma marca da CNH Industrial. Mais informações podem ser encontradas no site www.caseih.com.