Capacitação

Canal Rural retoma atividades do projeto Família Nação Agro com novidades

Iniciativa em parceria com o Senar-SP chega ao terceiro ano com o objetivo de capacitar e promover o trabalho do produtor rural paulista


Publicado em: 22/02/2021 às 15:20hs

Canal Rural retoma atividades do projeto Família Nação Agro com novidades

O Projeto Nação Agro, iniciativa do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) e do Canal Rural para capacitar, promover e incentivar o trabalho do produtor rural paulista, retomas as atividades nas principais cidades do interior do estado de São Paulo. Por meio de reportagens, entrevistas, eventos itinerantes e conteúdos nas redes sociais, a Família Nação Agro aborda, de maneira simples e didática, os principais temas de interesse do homem do campo. 

Em sua terceira temporada, o projeto, que também conta com o apoio dos sindicatos rurais do Estado, traz novidades. Novos programas de TV serão lançados, no decorrer do ano, para oferecer mais informações para o agricultor familiar que tem uma demanda crescente por capacitação. O primeiro deles é a reformulação do Técnica Rural, agora em formato de programetes de cinco minutos, apresentará vídeo-aulas ministradas pelos instrutores do Senar. Além da veiculação na grade do Canal Rural, todas as aulas serão disponibilizadas no site do Nação Agro (https://www.nacaoagro.com.br). 

O público contará ainda com duas outras iniciativas inéditas, como o Pergunta do Produtor, quadro dentro do telejornal Rural Notícias. Nele, toda semana uma dúvida será respondida por um instrutor do Senar São Paulo. O outro é o Minuto Nação Agro com a agenda dos principais eventos do setor e cursos oferecidos pelo Senar. 

"Além de envolver, capacitar, treinar, integrar, o Nação Agro cumpre um papel decisivo para mostrar a revolução no campo. Uma revolução silenciosa e sustentável feita pelos agricultores familiares do estado de São Paulo, aqueles que colocam alimentos todos os dias na mesa da população e tem uma relação muito forte com o urbano", explica Giovani Ferreira, diretor de jornalismo do Canal Rural. 

Ainda de acordo com o executivo, os produtores são os responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social a partir do campo. E o Nação Agro cumpre esse papel de mostrar para a sociedade organizada, para o próprio produtor rural, a importância e relevância da produção, dessa necessidade de olhar cada vez mais para o campo. 

Além do conteúdo compartilhado via TV e meios digitais, o Nação Agro realizará caravanas pelo Estado. O primeiro workshop acontece nesta quinta-feira (18), em Guaratinguetá (SP), às 15h, e discutirá o tema "As vantagens do cooperativismo com foco nas produções de leite e arroz". A ação tem o objetivo de levar aos trabalhadores e produtores rurais informações, além de debater temas importantes para o mundo do agronegócio, como alternativas de produtos agrícolas, iniciativas empreendedoras e sobre segurança no campo. O evento será transmitido ao vivo pelo perfil do Canal Rural no YouTube e pelo e site do Nação Agro (www.nacaoagro.com.br). 

Ações anteriores - Em seus dois primeiros anos, a equipe do Nação Rural percorreu o estado de São Paulo. No total, foram promovidas 115 caravanas que levaram informação com foco na vocação de cada região paulista. Alguns dos temas abordados nos eventos foram: rastreabilidade de frutas e hortaliças, adequação às instruções normativas do leite, recuperação de pastagens e regulamentação ambiental. Os palestrantes também debateram temas mais amplos, como empreendedorismo e sucessão familiar. 

Vale ressaltar que mesmo com a pandemia, o Nação Agro não parou e organizou caravanas com todas as normas sanitárias, público reduzido e transmissão ao vivo. 

Fonte: LF & Cia Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias
/* */ --