Capacitação

CAMISC: Curso orienta sobre produção caseira de derivados de soja

Por ser um dos maiores produtores de soja do país, o Paraná tem a cultura do grão muito difundida


Publicado em: 05/09/2014 às 13:40hs

CAMISC: Curso orienta sobre produção caseira de derivados de soja

Por ser um dos maiores produtores de soja do país, o Paraná tem a cultura do grão muito difundida. Com o objetivo de capacitar os trabalhadores rurais no preparado de produtos derivados da soja, a Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão (Camisc), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Pato Branco, realizaram o curso de produção caseira de derivados da soja.

Aprendizado - O curso, seguindo todas as orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene, contou com a participação de 15 produtoras rurais que aprenderam na prática a importância da semente de soja, seu valor nutritivo, além de receitas como saladas, frituras, sucos, farinhas e bolos.

Conscientização - De acordo com a instrutora, professora Leonilde Capitanio, o curso conscientizou as participantes sobre a utilização da soja, que é rica em nutrientes e ajuda a evitar diversas doenças. “Elas tiveram uma ampla ideia dos benefícios da soja para a saúde, principalmente para doenças cardiovasculares e para a menopausa. Além disso, o curso as ensinou a preparar o grão, processar e como aproveitá-lo da melhor forma”.

Receitas - Ao longo de dois dias de cursos, as participantes aprenderam diversas receitas. “Agora é colocar em prática tudo que aprendemos aqui. Tenho certeza que a família vai adorar. As receitas são fáceis e rápidas, além de ser saudáveis”, afirma a produtora rural Ivanir Macarini Brandão. Para a gerente administrativa da Camisc, Rita Vazzata De Bortoli, o curso é uma maneira de levar a capacitação ao campo. “A cooperativa contribui com seu papel social à medida que leva conhecimento ao campo e gera novas oportunidades”.

Solicitação - Segundo Rita, é importante que as produtoras solicitem os cursos de interesse. “A Camisc está aberta as demandas de seus cooperados para a realização atividades de interesse da comunidade”.

 

Fonte: Imprensa Camisc

◄ Leia outras notícias