Publicado em: 27/10/2025 às 11:45hs
A região das Matas de Minas reafirma sua tradição na produção de cafés de alta qualidade. 27% dos melhores cafés selecionados para a segunda etapa do 8º Cupping ATeG são de municípios atendidos pelo Escritório Regional de Viçosa do Sistema Faemg Senar.
Produtores associados a Sindicatos Rurais e cooperativas de cidades como Manhuaçu, Viçosa, Simonésia, São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí, Espera Feliz, Lajinha, Manhumirim, Sericita, Muriaé, Miradouro, Santa Margarida, Caparaó e Divino estão entre os 100 finalistas do concurso, que premia os melhores cafés assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte.
Nesta edição, o concurso recebeu 2.500 amostras de diferentes regiões de Minas Gerais. Deste total, 17% das amostras são de municípios da Regional Viçosa. Quando considerados os municípios das Matas de Minas, incluindo parte da Regional de Governador Valadares, o índice chega a 30%, reforçando a representatividade da região no cenário estadual.
Segundo Marcos Reis, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, o Cupping ATeG é uma ferramenta importante para os cafeicultores:
"Além de mapear a qualidade da safra e receber um laudo gratuito elaborado por provadores Q-Graders, o produtor tem a chance de expor seu café a compradores nacionais e internacionais durante a Semana Internacional do Café. É um espaço de visibilidade e geração de negócios para cafés de qualidade."
O resultado do concurso será divulgado durante a Semana Internacional do Café (SIC), que acontece de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte. O evento, o maior do setor no país, reunirá milhares de profissionais da cafeicultura e contará com mais de 20 caravanas de produtores de Minas Gerais.
Da região das Matas de Minas, estão confirmadas caravanas de Eugenópolis, Fervedouro, Durandé, Simonésia e Manhumirim. Marcos Reis destaca que a participação permite aos produtores negociar cafés premiados, ampliar contatos e fortalecer a presença da região no mercado nacional e internacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias