Publicado em: 02/05/2019 às 12:40hs
Maio - Realizado pela Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e pela Cooperativa Agrária Agroindustrial, este ano o rally passa a ocorrer no mês de maio – período de entressafra na região de Guarapuava (PR). O objetivo é concentrar a atenção para a necessidade de utilizar técnicas conservacionistas, tais como a cobertura outonal, para proteger o solo nos períodos em que não há cultura comercial estabelecida. O rally está programado para o dia 21 de maio, com largada na sede da Fapa, em Entre Rios.
Visíveis - “Nessa época essas boas práticas são mais visíveis no campo”, destacou o coordenador da Fapa, Márcio Mourão. “Antes do plantio de inverno, se o solo estiver mais ‘desprotegido’, sem a devida cobertura de solo, corre-se o risco de erosão e outros problemas que prejudicam a qualidade e a estrutura do solo, e que podem inclusive contaminar as fontes de água. É isso que queremos mostrar nesta edição, a importância dessas técnicas”.
Alterações - Também o formato da competição sofreu alterações. Além do rally de regularidade, que coloca à prova a destreza dos pilotos nas estradas rurais da região, contará pontos para a equipe a participação em atividades educativas (relacionadas às boas práticas agrícolas e conservação do solo e da água) em cinco pontos de parada ao longo do trajeto. Essas atividades serão desenvolvidas e acompanhadas pelos pesquisadores da Fapa, segundo a expertise de cada um. Em cada um dos pontos, os participantes terão ainda a oportunidade de interagir com os apoiadores do evento. A chegada do rally, bem como a premiação e o encerramento, ocorrerá no Parque Recreativo Jordãozinho.
Reforço - “O objetivo é reforçar o caráter educativo do rally, trazendo as práticas e técnicas que são recomendadas pela Fapa. E, enfim, destacar o importante papel da agricultura sustentável”, acrescentou Márcio.
Participação - O evento é voltado a cooperados da Agrária e produtores associados ao Sindicato Rural de Guarapuava. O período de inscrição será de 2 a 9 de maio. As equipes podem ter de duas a quatro pessoas (no mínimo, piloto e navegador), e devem fazer a inscrição no departamento de Assistência Técnica da Agrária ou no Sindicato Rural de Guarapuava.
Taxa de inscrição - A taxa de inscrição é de 5 kg de alimento não perecível por pessoa. Todo o alimento arrecadado será destinado ao Hospital Semmelweis, em Entre Rios.
Apoio - O 4º Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água é apoiado por Adama, BASF, Bayer, Pioneer, Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema Faep e Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).
Fonte: Imprensa Agrária
◄ Leia outras notícias