Publicado em: 26/03/2026 às 09:00hs
A XXIII Feira Agropecuária Integrado será realizada nos dias 27 e 28 de março, das 9h às 17h, no Eco Campus de Campo Mourão (Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II), com o tema “Inovação que gera produção no campo”. A entrada é gratuita, e a expectativa é receber cerca de 6 mil visitantes, incluindo produtores rurais, estudantes, moradores da região da Comcam e autoridades públicas.
O evento é promovido pelo Centro Universitário Integrado, BeAgro Integrado, Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
A feira reunirá cerca de 120 empresas de toda a cadeia agropecuária, apresentando soluções para produção vegetal e animal, além de tecnologias para aumentar a eficiência das lavouras. Entre as atrações, estão:
No dia 27 de março, às 19h30, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná, Marcio Nunes, fará uma palestra sobre políticas públicas e incentivos à produção vegetal e animal no estado.
Órgãos como Fetaep, FAEP, Senar-PR, OAB e Ministério Público do Paraná também estarão presentes, e o evento conta com apoio da Mútua (caixa de assistência do CREA) e da Prefeitura de Campo Mourão.
Uma novidade desta edição é a I Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação, voltada a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Campo Mourão. Os projetos submetidos abordam sustentabilidade no campo, e os vencedores serão premiados com:
“O evento é uma oportunidade para fazer networking, conhecer novidades do setor agropecuário e também um momento de lazer para a família”, destaca Marcelo Picoli. A edição de 2026 celebra ainda os 40 anos de fundação do Grupo Integrado.
O agronegócio brasileiro enfrenta em 2026 um cenário de margens mais estreitas, custos elevados e instabilidades geopolíticas, após anos de expansão impulsionada por preços altos e demanda externa.
Segundo Picoli, fatores como eficiência na gestão, resiliência climática, seguros agrícolas robustos e fortalecimento de cooperativas e compras coletivas são essenciais para manter a competitividade. Ao mesmo tempo, tendências como biocombustíveis, créditos de carbono, inteligência artificial e rastreabilidade ganham espaço como novas fronteiras de valor agregado.
“Em 2026, o Brasil reafirma sua posição como celeiro do mundo, mas a prioridade passa a ser a excelência na gestão, não apenas a força bruta da produção”, ressalta Picoli.
O evento contará com um espaço exclusivo da BeAgro Integrado, primeira vertical de agronegócio no Brasil, oferecendo suporte em ciência, tecnologia e desenvolvimento profissional para acadêmicos e produtores.
Além disso, o Centro Universitário Integrado mantém parceria com o Instituto Politécnico de Santarém (Portugal) para o programa de dupla titulação, permitindo que estudantes obtenham o diploma de Agronomia no Brasil e o de mestre em Agronomia em Portugal, ampliando oportunidades profissionais nos mercados nacional e europeu.
“Com todos esses atrativos, a XXIII Feira Agropecuária Integrado conecta visitantes às principais tendências do agronegócio e contribui para o desenvolvimento do setor no Brasil”, complementa Picoli.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias