Análise de Mercado

Wine South America registra recorde de vinícolas brasileiras e prevê movimentação de R$ 100 milhões

Maior evento de negócios do setor vitivinícola no Brasil promoverá mais de 2 mil reuniões comerciais e reforçará a internacionalização dos vinhos nacionais


Publicado em: 30/04/2025 às 16:30hs

Wine South America registra recorde de vinícolas brasileiras e prevê movimentação de R$ 100 milhões

Consolidada como uma das principais vitrines de negócios do setor vitivinícola brasileiro, a Wine South America (WSA) chega à sua 5ª edição com números expressivos. O evento, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves (RS), sediará mais de 2 mil reuniões de negócios, reunindo produtores e compradores nacionais e internacionais. A expectativa é que o volume de negócios gerados durante e após a feira ultrapasse os R$ 100 milhões, reforçando o papel estratégico da WSA no fortalecimento econômico do setor.

Com mais de 430 marcas expositoras — um crescimento de 20% em relação à edição anterior —, a feira contará com 300 marcas nacionais e 130 internacionais, distribuídas em uma área de 11 mil m². Um dos destaques deste ano é o recorde de participação de vinícolas brasileiras, incluindo empreendimentos de diferentes regiões do país e a estreia de vinícolas do Distrito Federal.

Mais de 7 mil compradores profissionais, vindos de todas as regiões do Brasil e de 10 países, participarão do evento. Parte expressiva das conexões comerciais será viabilizada pelo Projeto Comprador Nacional, iniciativa da WSA em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

“A participação em feiras como a Wine South America é essencial para ampliar o acesso das micro e pequenas vinícolas ao mercado. O Projeto Comprador, com apoio do Sebrae, cumpre um papel estratégico ao promover a aproximação comercial, a qualificação e a visibilidade desses empreendimentos junto a compradores de diversas regiões. Para muitos produtores, essa conexão direta seria difícil de alcançar individualmente, e a iniciativa cria justamente esse ambiente facilitador para geração de negócios. Já para os compradores, representa uma oportunidade de conhecer a diversidade e a excelência dos vinhos brasileiros, enriquecendo seus portfólios com rótulos únicos e de alta qualidade”, destaca Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS.

Além de ampliar as oportunidades comerciais, a realização da feira na Serra Gaúcha — maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil — oferece aos compradores uma experiência imersiva. Durante o evento, representantes de redes varejistas, importadoras e distribuidoras visitarão vinícolas da região para conhecer de perto seus processos de produção, estimulando a criação de parcerias estratégicas e fortalecendo os canais de comercialização dos vinhos brasileiros.

“A Wine South America reafirma seu papel como um espaço estratégico de negócios, aprendizado e networking para os profissionais do setor vitivinícola. O crescimento da feira reflete o amadurecimento do mercado brasileiro e o fortalecimento da produção nacional de vinhos, cada vez mais reconhecida no cenário internacional”, ressalta Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

Projeto Comprador Internacional impulsiona presença global dos vinhos brasileiros

Além de fomentar o mercado interno, a Wine South America também promove a internacionalização dos vinhos brasileiros por meio do Projeto Comprador Internacional, realizado em parceria com o Wines of Brazil desde a primeira edição do evento, em 2019. A iniciativa organiza encontros estratégicos entre vinícolas nacionais e compradores estrangeiros, ampliando a presença dos rótulos brasileiros no mercado global.

Em 2023, o projeto registrou mais de 350 rodadas de negócios internacionais, envolvendo vinícolas de cinco estados brasileiros e 14 compradores estrangeiros. O resultado foi a perspectiva de mais de USD 6,8 milhões (cerca de R$ 33 milhões) em negócios internacionais, incluindo contratos firmados durante a feira e negociações previstas para os 12 meses seguintes.

Para esta edição, 20 vinícolas brasileiras, oriundas dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, já confirmaram participação. Além disso, compradores de países como Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, El Salvador e México marcarão presença. A programação inclui visitas técnicas às vinícolas durante as manhãs, seguidas de rodadas de negócios à tarde, em um espaço exclusivo preparado pelo Wines of Brazil dentro da feira.

A ação reafirma a vocação da Wine South America como uma plataforma de internacionalização do vinho brasileiro, conectando produtores locais a novos mercados e ampliando as oportunidades de expansão no cenário mundial.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias