Publicado em: 25/08/2014 às 14:10hs
A comercialização da safra 2014/2015 de café no Brasil alcançou 38% até o dia 15 de agosto desse ano. É o que informa um levantamento da consultoria Safras e Mercado divulgado nesta quinta-feira (21/8).
O cálculo se baseia na estimativa da consultoria de uma produção total de café na safra 2014/2015 de 48,9 milhões de sacas de 60 quilos. Sendo assim, o volume vendido até o momento é de 18,82 milhões de sacas. Desse total, 12,67 milhões de sacas são de arábica e 6,15 milhões de conilon.
O ritmo de comercialização é maior do que a média dos últimos cinco anos, que é de 30%. Em relação ao mês de junho, as vendas avançaram oito pontos percentuais.
Para o analista de Safras e Mercado, Gil Barabach, as vendas de café no mercado físico brasileiro ganharam algum impulso com a melhora dos preços, mas seguem bem cadenciadas. Segundo ele, a própria postura da demanda segura um pouco o andamento da comercialização em alguns momentos.
“Isso tudo traz uma dinâmica mais errática às vendas. Produtores alertam que a falta de pressão vendedora se deve a pouca disponibilidade, o que confirmaria uma quebra de safra acima da projetada preliminarmente”, afirma Barabach em nota divulgada pela consultoria. Para ele, isso também ajudaria a justificar o andamento das vendas bem mais acelerado se comparado com anos anteriores.
Fonte: GLOBO RURAL
◄ Leia outras notícias