Análise de Mercado

Tiplam registra maior embarque histórico de cargas após aumento do calado do terminal

O Terminal Integrador Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam), operado pela VLI na Baixada Santista, atingiu em agosto um marco histórico ao realizar seu maior embarque de cargas, beneficiado pela ampliação do calado que permite atracação de navios de maior porte


Publicado em: 22/09/2025 às 12:30hs

Tiplam registra maior embarque histórico de cargas após aumento do calado do terminal
Embarque recorde de açúcar VHP

O navio MV SASEBO GLORY, o maior a atracar no Tiplam, foi carregado com 82.840 toneladas de açúcar VHP da bp bioenergy, uma das líderes do setor de bioenergia no Brasil, com destino ao Oriente Médio. Esse volume recorde foi possível após a conclusão das obras de dragagem no terminal, elevando o calado máximo de 13,35 m para 14,10 m, ampliando em cerca de 10% a capacidade de carga dos navios.

Além desse marco, em julho, o terminal já havia registrado recorde de recebimento e descarga de fertilizantes, com 72,6 mil toneladas em um único navio.

Ampliação do calado e impactos na logística

Segundo Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, “os recordes obtidos desde o aumento do calado do Tiplam refletem nossa estratégia de maximizar a utilização dos ativos e gerar ganhos de produtividade em toda a cadeia logística.”

Ricardo Carvalho, diretor comercial da bp bioenergy, reforça que a infraestrutura ampliada permite embarcar volumes maiores, reduzir custos logísticos e abrir novas oportunidades no mercado internacional.

Tiplam e sua importância estratégica

O Tiplam é responsável por cerca de 25% do açúcar exportado em Santos, atuando como ponto central para os fluxos de importação e exportação do Corredor Sudeste da VLI, que atende estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. O terminal movimenta principalmente açúcar, grãos e fertilizantes, com transbordo em Uberaba (MG) e Guará (SP) para o sistema ferroviário.

Sustentabilidade e benefícios regionais

O terminal também gera impactos positivos na Baixada Santista, pois todo o transporte de exportação é feito por ferrovia. Isso reduz o trânsito local e diminui significativamente as emissões de gases de efeito estufa, já que o modal ferroviário emite 1/6 das emissões por tonelada transportada em comparação ao rodoviário.

Fonte: Portal do Agronegócio

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