Análise de Mercado

Sondagens apontam pessimismo do setor de Comércio Exterior em 2015

Mercado critica a infraestrutura e custos altos do Brasil


Publicado em: 05/01/2015 às 11:00hs

Sondagens apontam pessimismo do setor de Comércio Exterior em 2015

Os problemas na infraestrutura ainda são os principais gargalos a serem enfrentados pelo Brasil. Pelo menos foi o que apontou a Sondagem Qualitativa de Opinião Perspectivas para Comércio Exterior em 2015 realizada pela Thomson Reuters. A sondagem qualitativa de opinião, teve como objetivo mapear as perspectivas do mercado de Comércio Exterior para 2015. Para isso, foram ouvidos mais de 100 profissionais, que representam grandes empresas dos segmentos automotivo, aeronáutico, telecomunicações, informática, eletroeletrônico, construção civil, commodities, tradings, serviços de comércio exterior, agroindústria, varejista, farmacêutico, saúde, petróleo e gás, entre outros.

Pelo estudo, ficou claro que a maior parte do mercado aposta em uma queda esse ano. Ao todo, 35% acredita que o mercado de Comércio Exterior em 2015 deve crescer, 42,5% acredita que pode haver queda e 22,5% acredita que deve se estabilizar.

Questionados sobre as dificuldades do mercado, 74,5% dos entrevistados apontou a infraestrutura como o maior entrave, 51,9% acredita ser os investimentos, 15,1% aponta a falta de segurança jurídica e 25,5% destacaram as questões tributárias e as burocracias da legislação brasileira e a relação com mercado externo.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias