Publicado em: 16/09/2014 às 11:35hs
No relatório atual o departamento elevou praticamente todas as variáveis, mas com a oferta em proporções maiores. A produção da soja dos EUA para o ciclo 14/15 foi projetada para 106,4 milhões de toneladas. Além disso, a produção do Brasil, Argentina e outros principais produtores também se elevou. Assim, a nova produção mundial está no recorde de 311,1 milhões de toneladas.
A demanda aumentou também, mas em proporções menores, estimada agora em 285 milhões de toneladas. Com esses volumes os estoques finais foram projetados para o recorde de 90,2 milhões de toneladas, fazendo a relação estoque/consumo subir para o recorde de 31,6%. Todas essas relações consolidam a expectativa de safra cheia, nocauteando os preços futuros.
Na última semana, a cotação da oleaginosa nos principais contratos em Chicago desmoronou, alcançando a casa dos US$ 9,00/bushel. Neste momento, às vésperas da colheita dos EUA e com fundamentos bastante negativos para os preços internacionais, este cenário de baixa nos preços parece cada vez mais sólido, ficando a expectativa para a safra da América do Sul, que tem início na próxima semana.
Leia o boletim na íntegra no site do Imea
Fonte: Imea
◄ Leia outras notícias