Publicado em: 19/09/2025 às 10:20hs
O início de setembro trouxe um comportamento divergente nos preços dos combustíveis no Brasil: enquanto a gasolina apresentou leve recuo, o etanol ficou mais caro para os motoristas. Os dados fazem parte do último levantamento do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), que consolida o comportamento dos preços nas transações nos postos de combustível.
Segundo o IPTL, o preço médio da gasolina caiu 0,16% na primeira quinzena de setembro em relação ao mesmo período de agosto, alcançando R$ 6,33 por litro. De acordo com Renato Mascarenhas, Diretor de Rede de Abastecimento da Edenred Mobilidade, “essa trajetória ajuda a aliviar os custos de abastecimento para os motoristas, enquanto o etanol segue em alta, reduzindo sua competitividade em algumas regiões”.
O preço médio do etanol subiu 0,92% na primeira quinzena de setembro, chegando a R$ 4,39 por litro. O aumento impacta a competitividade do biocombustível em diversas regiões do país, apesar de seus benefícios ambientais, como menor emissão de poluentes.
Mascarenhas reforça que “em 10 estados brasileiros, o etanol ainda é financeiramente mais vantajoso que a gasolina, especialmente no Centro-Oeste, e contribui para uma mobilidade mais sustentável”.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias