Publicado em: 06/04/2026 às 11:25hs
As lavouras brasileiras seguem com bom desenvolvimento na safra 2025/26, mesmo diante de contrastes climáticos registrados em diferentes regiões do país. É o que aponta o Boletim de Monitoramento Agrícola divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento.
De acordo com a Conab, os gráficos do Índice de Vegetação (IV) das principais regiões produtoras de soja e milho segunda safra indicam condições favoráveis para o desenvolvimento das lavouras na maior parte do país.
O resultado positivo ocorre mesmo com a distribuição irregular das chuvas ao longo do período analisado, entre 1º e 21 de março.
Os maiores volumes de chuva foram registrados na região Centro-Norte.
Na maior parte da região Norte, as chuvas foram regulares e bem distribuídas.
Apesar de volumes abaixo da média em algumas localidades, o armazenamento hídrico no solo permaneceu estável, garantindo boas condições para o desenvolvimento das lavouras.
No Nordeste, os maiores volumes de chuva ocorreram no início de março, beneficiando áreas do Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará.
Entretanto, no semiárido, a irregularidade das precipitações mantém baixos níveis de umidade no solo.
No Sul do país, as chuvas foram irregulares e com baixos acumulados durante o período analisado.
Essa condição resultou em armazenamento hídrico insuficiente para o desenvolvimento das lavouras:
Principal região produtora de grãos do país, o Centro-Oeste apresentou chuvas frequentes em áreas de Mato Grosso e Goiás, o que causou atrasos pontuais na colheita da soja.
Já em Mato Grosso do Sul, os volumes mais expressivos ocorreram na segunda semana de março e contribuíram para a recuperação da umidade do solo no sudoeste do estado, beneficiando áreas de milho segunda safra que enfrentavam restrição hídrica.
Na região Sudeste, foram registrados bons volumes de chuva ao longo de março.
Essas condições favoreceram o desenvolvimento das lavouras na região.
O cenário geral apontado pela Conab indica uma safra com bom potencial produtivo, embora ainda sujeita aos efeitos da irregularidade climática em diferentes regiões do país.
Boletim de Monitoramento Agrícola
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias