Publicado em: 02/01/2026 às 10:10hs
O mês de novembro foi marcado por comportamentos distintos nos preços dos alimentos no Brasil. De acordo com o estudo “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, da Neogrid — empresa especializada em tecnologia e inteligência de dados para a cadeia de consumo —, os queijos registraram forte valorização de 21,2% no preço médio nacional, com alta observada em todas as regiões do país.
Em contrapartida, itens essenciais como o leite UHT (-4,9%) e o arroz (-3,0%) apresentaram as maiores quedas no mês, contribuindo para aliviar parcialmente o impacto no orçamento das famílias brasileiras.
Além dos queijos, outras categorias também registraram aumentos significativos. Legumes (3,1%), sal (3,1%) e óleo (2,5%) figuraram entre os produtos com maior elevação de preços no período — sendo que o óleo encareceu em todas as regiões do País.
Por outro lado, alguns produtos apresentaram recuo nos preços médios, como café em pó e em grãos (-1,5%), açúcar (-1,4%) e ovos (-1,2%), ajudando a conter a pressão inflacionária sobre os alimentos no mês.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,18% em novembro de 2025, refletindo um cenário de inflação controlada na reta final do ano.
De acordo com Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos da Neogrid, alguns produtos permanecem pressionados devido a fatores como custos de produção, oferta limitada e recomposição de estoques.
“Categorias como óleo e queijos, que apresentaram elevação de preço em todas as regiões, tendem a levar mais tempo para se estabilizar ou recuar, dependendo da normalização dos estoques e dos custos de matéria-prima”, explicou Fercher.
Entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o café em pó e em grãos se manteve como o produto com maior aumento acumulado, com alta de 42,1% no preço médio nacional.
Na sequência, aparecem os queijos (12,3%), margarina (11,2%), creme dental (10%) e refrigerantes (5,7%), demonstrando que a elevação de custos não se limitou apenas aos itens alimentícios, mas também atingiu produtos de consumo diário.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias