Análise de Mercado

Queda nos preços dos ovos em julho reduz poder de compra dos avicultores paulistas

Com recuo mais intenso nas cotações dos ovos do que nos custos com milho e farelo de soja, margens dos produtores de postura são pressionadas no estado de São Paulo


Publicado em: 01/08/2025 às 13:40hs

Queda nos preços dos ovos em julho reduz poder de compra dos avicultores paulistas
Foto: CNA
Poder de compra do avicultor paulista é impactado

O poder de compra dos avicultores de postura em São Paulo recuou significativamente em julho, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A principal causa foi a queda mais acentuada nos preços dos ovos em relação aos custos com os principais insumos utilizados na atividade, como o milho e o farelo de soja.

Demanda enfraquecida pressiona cotações

De acordo com os pesquisadores do Cepea, o recuo nos preços está diretamente ligado à menor demanda pela proteína, comportamento típico do período de férias escolares. Essa retração no consumo intensificou a pressão sobre as cotações ao longo do mês.

Preços dos ovos brancos e vermelhos registram queda expressiva

Em Bastos (SP), principal polo produtor de ovos do país, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra, na modalidade a retirar (FOB), foi de R$ 149,48 em julho (até o dia 30), representando uma queda de 9,1% em relação ao mês anterior.

Já os ovos vermelhos apresentaram uma desvalorização ainda mais acentuada: a média registrada foi de R$ 165,76 por caixa, queda de 10,3% na comparação com junho.

Cenário desfavorável para o produtor

Com a combinação de preços em queda e custos de produção ainda elevados, o cenário atual impõe desafios à rentabilidade dos avicultores de postura paulistas, que veem seu poder de compra frente aos insumos mais limitado.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias