Publicado em: 15/10/2021 às 14:20hs
Modernidade, estabilidade e abertura econômica, são algumas das características que fazem do Chile o melhor país para abrir um negócio da América do Sul de acordo com o último levantamento realizado pelo Banco Mundial. Com diferenciais importantes em tecnologia, inovação, turismo, alimentos e bebidas, o Chile é integrante da maior rede de acordos de livre comércio entre todos os países em desenvolvimento. Recentemente o plenário do Senado aprovou o acordo de livre comércio entre o Brasil e o País andino que trata de questões não tarifárias como comércio de serviços, telecomunicações, medidas sanitárias e será promulgado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na forma de decreto legislativo o que possibilitará alavancar ainda mais a relação bilateral.
Com o objetivo de gerar novos negócios, potencializar, fortalecer as relações de negócios no âmbito do comércio e do turismo, ProChile realiza, entre os dias 19 e 22 de outubro, o Encontro de Negócios, seu principal evento de 2021 com o seminário “Atração de investimentos – Chile Destino para Investimentos Brasileiros” com a presença e abertura do Embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía no dia 19 de outubro, às 11h.
O Vice Ministro de Comércio do Chile, Rodrigo Yañez , apresentará as relações comerciais Chile – Brasil em especial sobre as oportunidades que o Acordo de Livre Comércio entre Brasil e o Chile para as exportações, importações e novos negócios entre os países. O documento permite agilizar a exportação brasileira de produtos de origem animal e vegetal para o Chile, o fim do roaming internacional, dentre outros elementos que reforçam o dinamismo, a segurança e os resultados comerciais entre Chile e Brasil que conquistam cada vez mais espaço e relevância na agenda de negociações.
Já o Diretor Invest Chile (agência pública de investimento estrangeiro no Chile), Andres Rodríguez destacará o crescimento dos investimentos de brasileiros no Chile com a divulgação de indicadores econômicos e os atributos que tornam o País o melhor para abrir um negócio na América Latina especialmente em áreas como infraestrutura, energia verde, mineração, infraestrutura digital, serviços digitais e agroalimentos. A mediação do painel será da representante do ProChile em Belo Horizonte, Fernanda Franco.
Organizado em estrutura 100% digital, o evento contemplará também roda de negócios. Por meio online, o Encontro de Negócios vai conectar, de maneira virtual, compradores internacionais com exportadores chilenos, importadores de setores de alimentos, bebidas, aquicultura indústria, tecnologia, cibersegurança e serviços para que conheçam a oferta exportável chilena, estabeleçam novas parceiras comerciais, compartilhem experiências, tratem de investimentos, inovação e fortaleçam ainda mais relação bilateral sobretudo neste momento de reativação econômica.
É importante ressaltar que o Brasil é o primeiro parceiro comercial do Chile na América Latina e o quarto destino de todas as exportações chilenas. O Brasil é um mercado com alto potencial de crescimento, com um nível interessante de desenvolvimento, além do desafio para atender sua exigente demanda interna. São esses aspectos que tornam as empresas chilenas potencial aliadas do Brasil”, avalia diretora da Comercial da ProChile no Brasil, María Julia Riquelme.
Seminário “Atração de investimentos – Chile Destino para Investimentos Brasileiros”
Dia 19 de outubro, terça, 11h. Gratuito e online. Para participar necessário fazer inscrição no link https://forms.gle/bNYYPSTU8nVDkLQo6
Fonte: Tamer Comunicação
◄ Leia outras notícias