Análise de Mercado

Possível corte em oferta russa faz trigo subirem Chicago

Os futuros do trigo avançaram na Bolsa de Chicago, com sinais de que a Rússia terá de limitar as exportações do grão para evitar uma alta ainda maior dos preços de alimentos no país


Publicado em: 17/12/2014 às 12:20hs

Possível corte em oferta russa faz trigo subirem Chicago

Ontem, o rublo despencou ante o dólar, tornando o trigo russo mais competitivo e impulsionando as vendas externas, que estão crescendo em ritmo acelerado. Segundo analistas, o governo terá de restringir essas vendas para evitar uma escassez no mercado doméstico, já que o tamanho da próxima safra ainda é incerto. Moscou proibiu a importação de produtos de vários países em resposta às sanções impostas pelo Ocidente durante a crise na Ucrânia, o que deflagrou a alta dos preços internos de alimentos. O contrato com vencimento em março ganhou 0,7% e fechou a US$ 6,2325 por bushel.

A soja fechou em baixa de 1,5%, após a divulgação de um dado que mostrou contração da atividade industrial na China. Para especialistas, isso pode significar demanda menor pela oleaginosa produzida nos EUA. Os contratos também foram pressionados por especulações de que o país asiático poderia reduzir suas importações de farelo de soja e optar pelo uso de grãos secos de destilaria em ração animal.

Em Nova York, o açúcar bruto e o café arábica recuaram 1,7% e 0,5%, respectivamente, com a alta do dólar ante o real. A moeda dos EUA registrou nova máxima em mais de nove anos e estimulou as exportações brasileiras. Como o País é o maior produtor das duas commodities, o aumento de oferta deprimiu os preços.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias