Publicado em: 17/06/2025 às 08:30hs
Uma pesquisa realizada pela Quaest, em parceria com o Sistema FAEMG, revelou que 80% da população de Minas Gerais tem uma imagem positiva do setor agropecuário. O agro segue liderando a percepção positiva entre os segmentos econômicos do estado, superando setores como serviços (66%), indústria automobilística (51%), siderurgia (50%) e mineração (39%).
Para os mineiros, o agronegócio é a principal atividade econômica de Minas Gerais, sendo citado por 43% dos entrevistados — à frente da mineração, com 24%. Além disso, é considerado o setor que mais contribui para o desenvolvimento (39%) e o melhor para se trabalhar (31%).
Entre aqueles que têm uma visão positiva do agro, os principais motivos citados foram:
A pesquisa também identificou uma queda no número de pessoas que associam o setor a impactos ambientais negativos. Entre os 5% que têm uma imagem negativa do agro, apenas 16% apontaram danos ao meio ambiente como motivo — número inferior aos 22% registrados na pesquisa de 2023.
A percepção sobre o produtor rural mineiro também é bastante positiva. Para os entrevistados, ele é:
Outro destaque foi o aumento da participação dos produtores em formações técnicas promovidas pela FAEMG, que saltou de 5% em 2023 para 20% em 2024.
Para o presidente da FAEMG, Antônio Salvo, os dados confirmam a valorização crescente do setor:
“O Agro está cada vez mais dedicado a promover uma atividade economicamente forte, que respeita o meio ambiente e valoriza o trabalhador rural. A população já reconhece esses valores e consolidamos a liderança da nossa atividade na percepção dos mineiros.”
O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 17 de maio, com 3.504 entrevistas em todas as regiões de Minas Gerais. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias