Análise de Mercado

Ovo x Milho: em setembro o poder de compra do avicultor continuou aquém do necessário

A saca de milho, por sua vez, apontou queda de 6,8% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento de 51,7%


Publicado em: 05/10/2021 às 12:50hs

Ovo x Milho: em setembro o poder de compra do avicultor continuou aquém do necessário

Em setembro o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou retração mensal de 7,6%, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice positivo foi positivo em expressivos 59,6%.

A saca de milho, por sua vez, apontou queda de 6,8% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento de 51,7%.

Com a maior desvalorização na caixa de ovos em relação ao valor de aquisição da saca de milho, houve leve piora mensal de 0,9% no poder de compra do avicultor no mês de setembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias 15,9 caixas para adquirir a tonelada do grão, houve melhora de 5,2%.

Considerando o histórico dos últimos 11 anos quando foram necessárias apenas 11,8 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atinge expressivos 22,4%.

Por ora, nesse início de outubro, os preços de ambos os produtos indicam uma necessidade de 14,4 caixas de ovos para adquirir o insumo. Se o volume se mantiver, significará perda de 15,1% no poder de compra, pois na média histórica são necessárias 12,2 caixas.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias
/* */ --