Publicado em: 22/10/2018 às 09:40hs
O Porto de Itajaí terminou o mês de setembro com aumento de 81% na movimentação de contêineres, no acumulado do ano, em comparação com 2017. Desde janeiro, passaram pelo terminal 282 mil TEUs (medida que corresponde a contêineres de 20 pés). O porto vem numa crescente desde o segundo semestre do ano passado, quando conseguiu recuperar as rotas que havia perdido em 2015.
Se considerados os números de todo o Complexo Portuário, que inclui os terminais de Itajaí e Navegantes, houve aumento de 2% no acumulado do ano em movimentação de contêineres - e crescimento em ano de crise é sempre bem-vindo. Os portos da região movimentaram, juntos, 854 mil TEUs. A maior fatia é da Portonave, em Navegantes, que responde por 67% da movimentação do Complexo Portuário.
As exportações caíram 10% em Itajaí e Navegantes no mês de setembro. Frango, carne e pescado - as três proteínas prejudicadas por embargos internacionais - amargaram a maior queda. Carne e frango ficaram com 20% a menos em comparação com o ano passado. Já o pescado reduziu 93%, reflexo da falta que faz o mercado europeu.
Já as importações subiram 5,8% no Complexo Portuário no mês passado. Produtos químicos e o pescado foram os maiores responsáveis pelo aumento. É curioso que, mesmo perdendo mercado no exterior para a pesca, estejamos importando mais.
A indústria pesqueira tem razão em reclamar.
Fonte: NSC Total
◄ Leia outras notícias