Análise de Mercado

Milho e girassol avançam no plantio na Argentina; trigo mantém boas condições de cultivo

Progresso do milho impulsiona safra 2024/25


Publicado em: 26/09/2025 às 16:30hs

Milho e girassol avançam no plantio na Argentina; trigo mantém boas condições de cultivo
Foto: CNA

De acordo com dados da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), o plantio de milho para grão na Argentina segue em ritmo positivo. Na última semana, a semeadura avançou 6,1 pontos percentuais, atingindo 12,3% da área estimada para esta safra.

Em valores absolutos, já foram cultivados cerca de 1 milhão de hectares, frente a 700 mil hectares no mesmo período do ano anterior. As províncias de Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos apresentam desempenho acima do registrado em 2023, enquanto a região de Buenos Aires enfrenta chuvas em excesso, o que tem atrasado o plantio e forçado ajustes para semeaduras tardias no centro e oeste da província.

Girassol registra avanço significativo

O plantio de girassol também apresentou crescimento. Houve aumento de 5,4 pontos percentuais na última semana, alcançando 31% da área projetada, equivalente a 2,6 milhões de hectares.

Comparado ao ciclo anterior, o avanço é de 22 pontos percentuais, e frente à média dos últimos cinco anos, supera em 12,9 pontos. As chuvas recentes favoreceram o término do plantio no nordeste da região NEA e a retomada das atividades no Centro-Norte de Santa Fe.

Entretanto, no sul da região agrícola, as precipitações têm adiado o início da semeadura. Atualmente, 82,1% das lavouras apresentam condição hídrica adequada ou ótima, e 100% do cultivo está classificado entre normal e excelente.

Trigo mantém perspectivas positivas

No caso do trigo, 70,9% da área estimada em 6,7 milhões de hectares já se encontra em estágio de encanamento ou mais avançado. As chuvas frequentes garantem boa umidade em 81,7% das lavouras, principalmente nas regiões central e norte, o que tem elevado as expectativas de rendimento para patamares acima da média histórica.

Apesar da presença de novos focos de doenças fúngicas, a condição geral das lavouras permanece favorável, com 96,9% classificadas entre normais e excelentes. Contudo, os excessos hídricos no oeste e centro de Buenos Aires podem comprometer práticas como a refertilização e a aplicação de fungicidas, o que representa risco à sanidade do cereal.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias