Análise de Mercado

Mercado internacional frustra produtores

No que diz respeito ao abate de suínos durante 2014 no Paraná, não há muita diferença do que está ocorrendo no segmento de bovinos. Entre janeiro e outubro, foram abatidas 5,4 milhões de cabeças, uma retração de 2,8% frente ao mesmo período do ano passado


Publicado em: 15/12/2014 às 15:50hs

Mercado internacional frustra produtores

Porém, a expectativa dos suinocultores era de um ano bem mais produtivo. De acordo com o técnico do Deral, Edmar Gervásio, esperava-se um crescimento entre 4% e 5% e agora deve fechar em, no máximo, 1%. "O trimestre fechou com alta dos abates porque se esperava muito em relação aos compradores internacionais, o que acabou não se concretizando. Hong Kong comprou 17% a menos do Estado e a Rússia retomou as negociações apenas a partir de setembro. Agora, com as negociações retraídas, a indústria está se ajustando naturalmente e reduzindo os abates", relata ele.

O especialista revela ainda que é natural a troca das proteínas consideradas mais caras pelo consumidor, no caso dos bovinos e suínos, pelas mais em conta, como frangos e ovos. "Em relação ao consumo, tanto a bovinocultura quanto a suinocultura ficaram em segundo plano em boa parte do ano", finaliza Gervásio.

 

Fonte: Folha de Londrina

◄ Leia outras notícias
/* */ --