Análise de Mercado

Mercado do milho tem ritmo lento

O mercado brasileiro de milho se aproxima da metade de setembro com um ritmo de negócios mais lento


Publicado em: 12/09/2013 às 13:40hs

Mercado do milho tem ritmo lento

Segundo o analista de Safras & Mercado, Paulo Molinari, os vendedorestentam colocarno mercado os excedentesde oferta, buscando preços mais remuneradores parao cereal.No entanto, eles encontram uma maior resistência por parte dos compradores, que procuram se manter distantes do mercado, acompanhando aexpectativa derecuo na cotação internacional com o início e do avanço da colheita norte-americana demilho, estimada em 340 milhões de toneladas.

O efeito da grande safra brasileira de milho, a expectativa de bons volumes de estoques de passagem e o indicativo de problemasna safranorte-americana de soja devem favorecer um incremento da área de oleaginosa na safra verão 2013/14 no Centro-Sul do Brasil, em detrimento ao cereal. O mais novo levantamento de Safras & Mercado indica que o Brasil deverá cultivar 14,403 milhões de hectares de milho na safra 2013/14, queda de 4,8% ante os 15,123 milhões de hectares cultivados na safra 2012/13. Molinari indica que a área da safra verão no Centro-Sul deve ficar em 5,113 milhões de hectares, recuando 13% ante os 5,877 milhões de hectares cultivados na safra verão 2012/13.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu, ontem, 11, mais um leilão de compra para atender as necessidades de produtores rurais, cooperativas e comerciantes de Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Foram adquiridas 29,820 mil toneladas u 83,25% das 35,820 mil toneladas de milhopretendidas pela estatal, que movimentou pouco mais de R$ 18,641 milhões. U S DA O relatório de oferta e demanda de setembro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que será divulgado hoje, 12, deverá confirmarum cortena estimativa de produção da safra estadunidense 2013/14 para 13,646 bilhões de bushels, segundo analistas e t ra d e r s consultados por agências internacionais, volume aquém dos 13,763 milhões de bushelsindicados pelo Departamento em agosto.

“Mesmo assim, esse volume será bem superior ao da safra passada, quando o País produziu 10,780 bilhões debushelsde milho, o que tende a ser fortemente baixista para os preços”, avalia o analista de Safras & Mercado, Paulo Molinari. Segundo ele, a produção norte-americana deve ser recorde, atingindo 346 milhões de toneladas de mi.