Publicado em: 10/10/2025 às 11:55hs
De 14 a 16 de outubro, o município de Louveira (SP) será palco da 8ª edição do Encontro Enoconexão, evento que promete reunir produtores de uva, vinicultores, pesquisadores, consultores e entusiastas do setor. Com entrada gratuita, o encontro será realizado no Salão de Cultura e Eventos de Louveira, e as inscrições já estão abertas.
O Enoconexão tem como proposta promover o intercâmbio de conhecimento e experiências sobre produção de uvas e vinhos, além de discutir o papel crescente do enoturismo na economia regional. O evento busca fortalecer um dos segmentos mais promissores do agronegócio paulista e nacional, impulsionando negócios e capacitação técnica.
A cerimônia de abertura acontece no dia 14 de outubro, mas as atividades técnicas têm início no dia 15, a partir das 10h, com foco em Enologia. O pesquisador Celito C. Guerra, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), abre o ciclo de palestras abordando novas técnicas de fermentação e maturação de vinhos, como o uso de ânforas de barro e tanques de concreto.
Em seguida, às 11h, o enólogo e consultor Cristian Sepulveda conduzirá uma degustação guiada de vinhos produzidos com os materiais apresentados anteriormente. A programação retorna à tarde, às 13h30, com a participação do CEO da Ideal Consulting, Felipe Galtaroça, que apresentará dados e tendências do mercado de vinhos no Brasil, com ênfase em estratégias de comercialização.
A partir das 15h30, o debate se volta para a formalização de empreendimentos vitivinícolas, em uma mesa que contará com a participação de Patrícia Schober G. Lima, chefe da Unidade Técnica Regional de Agricultura do MAPA em Campinas, e Felipe Rosafa Gavioli, engenheiro agrônomo da CETESB Jundiaí.
Encerrando o dia, às 17h, o destaque será a palestra “Construindo um destino e comunicando o enoturismo de uma região”, ministrada pelo professor José Eduardo Rodríguez Osés, diretor do Mestrado em Enoturismo da Universidade de La Rioja (Espanha) — referência internacional no tema.
De acordo com Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão e um dos organizadores, a presença do especialista espanhol será um dos pontos altos do evento.
“Ele vai abordar o enoturismo sob uma perspectiva regional, mostrando como transformar o potencial de uma área em um destino enoturístico consolidado, por meio de boas práticas e comunicação eficaz”, destacou Vicchini.
O Encontro Enoconexão é organizado pela empresa Enoconexão, que atua na assessoria de vinícolas junto ao MAPA, na consultoria de vinificação, no desenvolvimento de produtos e na capacitação de produtores e cantineiros por meio de cursos rápidos.
A coorganização é do Polo Turístico do Circuito das Frutas, que reúne municípios com forte vocação agrícola, como Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. A região é conhecida nacionalmente pela produção de uvas, morangos, pêssegos, goiabas, figos e caquis, além de eventos que valorizam o produtor rural e atraem visitantes de todo o país.
O evento também conta com o apoio da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura e ao Desenvolvimento do Enoturismo Paulista, coordenada pelo Deputado Estadual Lucas Bove.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias