Publicado em: 13/01/2012 às 10:20hs
De acordo com o Cepea, o preço do leite pago ao produtor na média dos 12 meses foi 10% maior do que em 2010, porém, a ração mais cara fez o custo de produção subir 7%, enquanto a captação de leite baixou 2,2%.
A alta dos custos foi puxada, principalmente, pelo aumento nos preços do milho e do farelo de soja, de acordo com o Índice de Custo Operacional Efetivo (COE) do Cepea. Quanto à produção de leite, o Índice de Captação (Icap/Leite/Cepea) ficou 0,9% abaixo do mesmo mês de 2010. O índice é calculado mensalmente com base em pesquisas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Dezembro
O preço médio do leite pago ao produtor em dezembro (referente à produção entregue em novembro) foi de R$ 0,8458/litro, recuo de quase 1% (menos de R$ 0,01 por litro) frente ao pagamento do mês anterior, segundo pesquisas do Cepea.
Houve maiores quedas de preços nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, onde a produção aumentou com as chuvas. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao contrário, com a diminuição da captação de leite devido ao fim da safra de inverno, o produto valorizou.
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias