Publicado em: 25/07/2025 às 10:10hs
O estado de Goiás registrou um crescimento significativo na geração de empregos formais no campo entre janeiro e maio de 2025. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e validados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), foram contabilizadas 46.759 admissões no período — um aumento de 6,4% em relação às 43.938 contratações realizadas no mesmo intervalo de 2024.
O desempenho positivo foi impulsionado, principalmente, pelas atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Juntas, essas duas áreas foram responsáveis por 41.304 vagas, o que corresponde a 88,3% do total de admissões no setor agropecuário goiano nos cinco primeiros meses do ano.
Com esses números, Goiás se destacou no cenário nacional, liderando o ranking de crescimento proporcional na geração de empregos formais entre todos os estados brasileiros no período analisado. De acordo com o IMB, o número de vínculos ativos no estado teve um aumento de 3,5%, superando as médias registradas no Centro-Oeste (3,2%) e no Brasil (2,2%).
A Seapa atribui o bom desempenho a um conjunto de ações governamentais voltadas ao fortalecimento do meio rural. Segundo a secretaria, o avanço é resultado de políticas públicas de inclusão produtiva, qualificação profissional, fomento à produção e apoio ao produtor rural.
Entre os projetos que contribuíram para o crescimento estão:
Com base no desempenho atual e na continuidade das políticas de estímulo ao campo, o Governo de Goiás projeta que o saldo de empregos formais no setor agropecuário em 2025 superará os resultados do ano anterior, consolidando o estado como referência nacional na geração de oportunidades no meio rural.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias