Análise de Mercado

G20 deve liderar ações com gestão social e ambiental

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse neste sábado (18), na reunião com ministros da Agricultura do G20, em Florença (Itália), que as principais economias do mundo devem cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris e apoiar os países que não têm condições para fazer a transição para uma produção sustentável


Publicado em: 22/09/2021 às 19:00hs

G20 deve liderar ações com gestão social e ambiental

Ao participar de sessão sobre a contribuição do G20 para a próxima Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit) e para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), ela destacou que o mundo vive um momento decisivo na trajetória global em direção ao desenvolvimento sustentável.

“Estou convencida da capacidade de nossos países de liderar a transformação para um mundo de crescimento econômico, inclusão social e gestão ambiental. Para isso, precisamos que os países desenvolvidos reconheçam e assumam suas responsabilidades históricas. Precisamos implementar os mecanismos necessários para remunerar as nações em desenvolvimento por seus serviços ambientais. O Brasil está pronto para fazer a sua parte, de acordo com sua história e realidade. Esperamos o mesmo compromisso de outras nações”, disse. 

No encontro com os ministros do Grupo, Tereza Cristina garantiu que o Brasil está ativamente engajado nos processos preparatórios para os dois eventos internacionais, que devem ter como destaque a contribuição da agricultura para a sustentabilidade. “Em ambas as ocasiões, nossas discussões devem ocorrer no contexto da contribuição vital da agricultura para a segurança alimentar global e sua vulnerabilidade aos impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas”.

A Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit) acontece no dia 23 de setembro, em Nova York (EUA), e a COP 26 será realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia. As informações são do Mapa.

Fonte: Agência SAFRAS

◄ Leia outras notícias