Análise de Mercado

Frango: oferta interna aparente recuou quase 9% no primeiro quadrimestre

Contrapostas aos números de exportação, as estimativas de produção apontadas pela APINCO levam à conclusão de que em abril passado o volume de carne de frango disponibilizado internamente foi não só o maior do ano, mas dos últimos nove meses


Publicado em: 14/06/2013 às 12:20hs

Frango: oferta interna aparente recuou quase 9% no primeiro quadrimestre

O saldo, neste caso, ficou em 731.883 toneladas, que representaram aumento de 0,69% sobre abril de 2012. Em relação ao mês anterior, março de 2013, o aumento foi de 0,39%. Ou de 3,74% se considerado que abril é mês mais curto, de 30 dias.

De toda forma, a oferta interna de abril passado ficou ainda aquém da registrada em maio de 2012, a qual, por sua vez, recuou significativamente em relação ao mesmo mês de 2011 (quadro abaixo).

Ou seja, apesar de ser recorde no ano, a oferta mais recente permanece quase 6,5% menor que a de quase dois anos atrás.

Igualmente significativos são os recuos observados no ano e nos últimos 12 meses – de, respectivamente, 8,67% e 6,20%. O que deixa uma dúvida: porque então os preços do frango não reagem, como de hábito, em razão inversamente proporcional?

Aparentemente, a resposta se encontra, em parte, na perda da capacidade aquisitiva do consumidor. E, também, na maior produtividade do plantel a partir da chegada do Outono – o que gerou, do primeiro para o segundo bimestre, aumento de 13% no volume ofertado internamente. Combinadas, uma e outra ocorrência conduziram à formação de estoques elevados que, à primeira vista, só agora começam a se esgotar.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias