Análise de Mercado

Frango brasileiro sofre com queda do petróleo

A queda dos preços do petróleo dos últimos meses afetou as exportações brasileiras de carne de frango em janeiro, indicou ontem a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)


Publicado em: 04/02/2015 às 20:50hs

Frango brasileiro sofre com queda do petróleo

A queda dos preços do petróleo dos últimos meses afetou as exportações brasileiras de carne de frango em janeiro, indicou ontem a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de carne de frango e suína. No mês passado, a receita com as vendas de carne de frango para o exterior totalizou US$ 494,4 milhões, recuo de 14,3% na comparação com os US$ 577,2 milhões reportados em janeiro de 2013.

De acordo com a ABPA, países exportadores de petróleo, tais como Rússia, Venezuela e Angola, reduziram as compras de carne de frango do Brasil. Em nota divulgada ontem, o presidente da entidade, Francisco Turra, sugeriu que a queda da cotações do petróleo "pode ter influenciado a eventual falta de crédito" de alguns países importadores.

"Temos exemplos como o de Angola, que decresceu quase 50% nos volumes de carne de frango importados do Brasil. O mesmo cenário parece ter ocorrido com Venezuela e Rússia", afirmou Turra. Além disso, ele ressaltou que o severo inverno que atinge o Leste Europeu causou problemas logísticos nos portos, afetando as vendas à Rússia.

Em janeiro deste ano, a exportação de carne de frango pelo Brasil somou 277,7 mil toneladas, redução de 9,8% ante as 307,8 mil toneladas embarcadas em janeiro de 2013, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela ABPA. Os números também incluem as exportações de carnes industrializadas. Na segunda-feira, a Secex divulgou apenas as exportações de carnes in natura.

Fonte: Canal do Produtor

◄ Leia outras notícias