Publicado em: 04/08/2025 às 08:30hs
Um novo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revela que o Brasil precisará produzir ao menos 1,1 bilhão de litros de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) até 2037 para alcançar a meta nacional de redução de 10% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em voos domésticos.
Apesar do potencial do país no setor de biocombustíveis, a produção de SAF ainda não está instalada, e os avanços atuais ainda se concentram em projetos em fase de estudo.
O SAF é considerado essencial para a descarbonização da aviação, especialmente em rotas de longa distância onde a eletrificação não é viável. Mesmo com essa importância crescente, o Brasil ainda não possui plantas em operação para produção do biocombustível. Atualmente, seis projetos estão em desenvolvimento, sendo a maioria ainda em fase inicial.
Segundo Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, é necessário acelerar a articulação entre governo e iniciativa privada:
“O Brasil é líder em biocombustíveis e tem abundância em matéria-prima renovável. Precisamos avançar de forma coordenada para superar gargalos e atender à legislação vigente.”
Ela se refere à Lei nº 14.993/24, que criou o programa Combustível do Futuro e estabelece metas escalonadas de corte de emissões até 2037.
A projeção da Firjan, baseada em dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), prevê o início da adoção obrigatória de SAF em 2027, com a seguinte progressão:
Para alcançar esse objetivo, o país precisa transformar seu potencial em capacidade industrial real, o que exige investimentos em tecnologia, infraestrutura e regulamentação.
O Brasil já é uma referência mundial na produção de biocombustíveis, com ampla disponibilidade de insumos como óleo de soja, sebo bovino e etanol. De acordo com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan:
“O Brasil tem grande potencial para liderar o mercado de SAF e contribuir para uma economia global de baixo carbono.”
Entre os seis projetos mapeados pela Firjan, destacam-se:
Rio de Janeiro:
Outras regiões:
Um dos destaques é o projeto da Brasil BioFuels, com uma biorrefinaria capaz de produzir 500 milhões de litros por ano de SAF e diesel verde. Já a Acelen Renováveis aposta na macaúba, palmeira nativa do Brasil, como alternativa sustentável ao óleo de soja.
Em 2025, o Brasil deu o primeiro passo concreto na área com a importação de SAF para abastecer voos no Aeroporto do Galeão (RJ). A ação, embora simbólica, indica o crescimento do interesse de empresas aéreas e aeroportos e reforça o potencial logístico do estado do Rio como polo da transição energética na aviação.
A aviação é responsável por cerca de 2% das emissões globais de CO₂, e a transição para SAF será fundamental para o setor cumprir o compromisso de neutralidade de carbono até 2050. Com a COP30 prevista para 2025 em Belém (PA), o debate sobre descarbonização dos transportes deve ganhar ainda mais espaço no cenário nacional e internacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
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