Publicado em: 20/10/2025 às 14:00hs
Especialistas debatem perspectivas do mercado de lácteos para o final de 2025 e início de 2026
A StoneX promove no dia 29 de outubro, a partir das 9h (horário de Brasília), o evento online e gratuito “Mercado de Lácteos: Panorama e Oportunidades até o final de 2025”, que abordará tendências, desafios e oportunidades do setor leiteiro no Brasil, Estados Unidos e Europa.
O encontro reunirá três especialistas renomados:
Apesar das diferenças regionais, todos os palestrantes destacam que oferta e demanda têm sido os principais fatores de atenção em cada mercado, influenciando preços e margens de produtores.
Segundo Marianne Tufani, a modernização da atividade leiteira no Brasil tem aumentado a produção nacional. No entanto, o consumo interno não cresce na mesma proporção, impactando o equilíbrio de mercado.
“Fatores econômicos limitam a absorção do volume produzido. Esse descompasso não é exclusivo do Brasil, é um cenário global. É essencial entendermos se essa tendência vai se manter e como o mercado se comportará até o fim de 2025 e início de 2026, tanto aqui quanto no exterior”, afirma Marianne.
Na Europa, surtos de doenças animais combinados à forte demanda interna mantiveram os preços dos laticínios altos ao longo de 2024 e na primeira metade de 2025. Com custos de alimentação moderados, os produtores de leite europeus alcançaram margens robustas.
Segundo John Lancaster, a situação levou à expansão da produção justamente quando os mercados europeu e global começaram a enfraquecer, gerando pressão para redução de preços no terceiro e início do quarto trimestre de 2025.
Nos Estados Unidos, a expansão do rebanho leiteiro no ritmo mais rápido em 25 anos provocou um excesso de oferta, pressionando os preços dos laticínios para baixo.
“Os produtores estão cruzando vacas leiteiras com gado de corte e vendendo bezerros para a cadeia de carne a preços recordes. Essa estratégia compensa a queda dos preços do leite e pode manter a produção em níveis elevados, mesmo diante de preços mais baixos”, explica Nate Donnay.
O evento será transmitido online e é gratuito, oferecendo uma oportunidade para produtores, profissionais do setor e investidores acompanharem tendências globais do mercado de lácteos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias