Publicado em: 27/09/2023 às 12:20hs
O maior avanço, no caso, é o do Centro-Oeste, cujas exportações neste ano são 14% superiores às do mesmo período de 2022, vindo a seguir a Região Sudeste, com aumento de 10%. Ou seja: a expansão no Sul, de 7,66% ficou abaixo da média nacional, enquanto Norte e Nordeste continuam com resultados negativos – de 6,68% e 81,28%, respectivamente.
Entre os 10 principais exportadores, apenas três continuam registrando redução em relação ao ano passado: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Mas essas reduções nada têm a ver com os casos de IAAP em aves de subsistência registrados no Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul e, ainda, com a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul neste mês. Aliás, nas exportações gaúchas, só o volume é negativo, pois a receita cambial registra evolução de 2,5%, indicando recuperação de preços do produto exportado pelo Estado.
De toda forma, nenhum desses movimentos alterou a posição das cinco Regiões no ranking das Unidades Federativas brasileiras exportadores. Mas o Sul, líder imbatível do setor, teve ligeira queda de participação – de 79,01% nos oito primeiros meses de 2022, para 78,44% (-0,72%) – mesma situação enfrentada por Nordeste e Norte. Ou seja: os ganhos estão restritos ao Centro Oeste (11,02% há um ano; 11,60% atualmente; ganho de 5,23%) e ao Sudeste (participação de 9,65% no ano passado e de 9,79% neste ano – +1,47%).
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias