Análise de Mercado

Encontro de Agronegócios apresenta balanço de 2021 e planejamento das ações de 2022

“Agrosempre - uma nova atuação no agronegócio" será o tema do evento que será realizado pelo Sebrae-SP, com o apoio da FAESP/SENAR-SP, nesta terça-feira, em Bauru


Publicado em: 04/04/2022 às 12:00hs

Encontro de Agronegócios apresenta balanço de 2021 e planejamento das ações de 2022

“Agrosempre - uma nova atuação no agronegócio” será o tema do Encontro Técnico que será realizado em Bauru nesta terça-feira (5 de abril), das 8 às 14 horas. Durante o evento, promovido pelo Sebrae-SP, com o apoio do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo /Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESP/SENAR-SP), será apresentado o balanço de 2021 e o planejamento das ações previstas para este ano. “Foram realizadas diversas ações em 2021 que beneficiaram o pequeno produtor rural de São Paulo. Os resultados em 2022 devem ser ainda melhores”, afirma o presidente da FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles. 

Entre os programas que serão destacados está o ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural) que contempla a atuação de mais de 100 agentes em campo na aplicação de metodologia específica para 1.250 produtores rurais paulistas propondo melhorias aos seus ciclos produtivos, trazendo soluções e inovações a partir das definições previstas em um plano de trabalho com duração de oito meses.

Outro destaque é o trabalho relacionado à Indicação Geográfica (IG) que está em andamento em 12 regiões para atestar a qualidade de produtos, como café, cachaça, mel, banana, batata doce e palmito com a possibilidade de atingir direta e indiretamente 3 mil produtores rurais.

A apresentação vai contemplar o Programa Inova Agro Senar com previsão para atender 1.667 turmas até dezembro de 2022, atendendo mais de 18 mil produtores rurais. O Inova Agro Senar contempla temas como agregação de valor, melhoria dos processos de comercialização, boas práticas agrícolas, inserção de práticas de turismo, melhoria da produção de leite, café, hortifruti e piscicultura.

“Todo nosso esforço está centrado em garantir a produtividade, rentabilidade e competitividade dos pequenos produtores rurais, por meio de ações de capacitação e de acesso a mercados, fortalecendo assim as cadeias produtivas em que estão inseridos e, num âmbito maior, contribuir para o desenvolvimento local e regional focado nas vocações de cada região. Já temos exemplos potentes e queremos que se multiplique”, afirma Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP e vice-presidente do sistema FAESP/SENAR-SP. “Ao conectar esforços, conhecimentos e recursos vamos desenvolver arranjos efetivos que levem à sustentabilidade do processo”, complementa. 

A parceria das entidades se reflete ainda em participação em grandes feiras, onde as empresas atendidas com relevância no mercado expõem seus trabalhos nos estandes. Em março, sete micro e pequenas empresas da cadeia de alimentos e bebidas com foco em proteínas marcaram presença no estande do Sebrae na Expomeat. O calendário de 2022 contempla ainda a Agrishow, Anufood, Apas, Feira do Empreendedor, Hortitec e Fispal.

Fonte: Ricardo Viveiros & Asssociados (RV&A)

◄ Leia outras notícias