Análise de Mercado

Em menos de duas semanas ovo obtém valorização de mais de 30%

Após abrir dezembro com a pior remuneração do ano e enfrentar queda de mais de 40% em relação à melhor cotação de 2013, o ovo vem obtendo decisiva recuperação de preços. Em menos de duas semanas registra valorização superior a 30%


Publicado em: 16/12/2013 às 12:00hs

Em menos de duas semanas ovo obtém valorização de mais de 30%

O último reajuste ocorreu no sábado, 14. Graças a ele o produto encerrou a primeira quinzena do mês com um preço apenas 8,93% inferior ao registrado um ano antes, na mesma data, quando as condições de produção eram bem diferentes e muito mais difíceis que as atuais.

E não é só a aproximação do Natal que vem contribuindo para essa recuperação. As condições de oferta também mudaram, tudo indicando que houve significativo descarte de poedeiras mais velhas, pois é escassa a disponibilidade de ovos de tipos maiores, sinal de que o plantel em produção é composto por poedeiras mais jovens.

Aparentemente, também cessou a concorrência representada pela oferta de ovos férteis, determinada sobretudo pelo fato de, nas duas semanas finais de 2013, os abatedouros avícolas reduzirem significativamente suas atividades. Ou seja: era preciso reduzir as incubações e o resultado foi um aumento significativo no volume de ovos destinados à industrialização.

À primeira vista essa concorrência está superada de vez, pois o que se incuba no momento são os futuros frangos do final de fevereiro de 2014, ocasião em que o consumo já caminha normalmente.

Em outras palavras, tudo, doravante, depende apenas do próprio setor de postura. Que, a despeito do bom momento atual, precisa estar preparado para o “pós-Natal” quando, normalmente, a demanda recua.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias