Análise de Mercado

Em conjunto, carnes fecham nove primeiros meses de 2013 com resultados positivos

Ddos da SECEX/MDIC relativos ao agronegócio apontam que, a despeito do recuo verificado nos últimos meses, o preço médio alcançado pela carne de frango exportada pelo Brasil entre janeiro e setembro de 2013 aumentou 9,27% em relação a idêntico período do ano passado


Publicado em: 15/10/2013 às 11:20hs

Em conjunto, carnes fecham nove primeiros meses de 2013 com resultados positivos

Compilados pelo Ministério da Agricultura, dados da SECEX/MDIC relativos ao agronegócio apontam que, a despeito do recuo verificado nos últimos meses, o preço médio alcançado pela carne de frango exportada pelo Brasil entre janeiro e setembro de 2013 aumentou 9,27% em relação a idêntico período do ano passado – o que, destaque-se, correspondeu ao melhor desempenho entre as quatro principais carnes exportadas pelo País. Em função disso, mesmo o volume embarcado tendo recuado mais de 2%, a receita cambial gerada apresentou incremento de 7%.

O preço médio da carne bovina recuou quase 5% em relação aos nove primeiros meses de 2012. Mas como o volume embarcado apresentou expansão próxima de 22%, a receita cambial auferida apresentou aumento de 15,5%.

A carne suína obteve ligeiro aumento de preço no período. Mas uma vez que o volume exportado recuou 9%, a queda de receita acabou ficando muito próxima desse índice.

A carne de peru, por fim, vem mantendo a estabilidade anterior, sem grandes avanços: o preço médio aumentou menos de meio por cento e o volume 1,4%. Com isso, a receita cambial teve incremento de 1,6%.

No geral, o levantamento do MAPA em relação às quatro carnes indicou aumento de quase 6% no preço médio, de 2,5% no volume e de 8,6% na receita cambial.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias