Análise de Mercado

Desempenho das carnes na segunda semana de dezembro

Na segunda semana de dezembro (8 a 14, cinco dias úteis) as exportações de carnes perderam aquele ímpeto observado tanto na semana inicial do mês, como no mês anterior


Publicado em: 17/12/2013 às 12:20hs

Desempenho das carnes na segunda semana de dezembro

A receita cambial, por exemplo, sofreu redução de 10% de uma semana para outra e, com isso, o resultado dos primeiros dez dias úteis de dezembro (de um total de 21 dias úteis) está reduzido à média diária de US$63,629 milhões, valor 6,2% inferior ao de dezembro de 2012 e 8,5% menor que o do mês anterior (em novembro passado, média diária de US$69,555 milhões, o melhor resultado dos 12 meses decorridos entre dezembro/12 e novembro/13).

Naturalmente, essa desaceleração nos embarques já era esperada, por se tratar do último mês do ano (o abastecimento do Natal e do Ano Novo, por exemplo, já foi garantido pelos importadores em meses anteriores). De toda forma, comparativamente a dezembro de 2012, a carne bovina continua a registrar, proporcionalmente, significativa ascensão no volume e na receita, enquanto a carne suína apresenta redução mínima no volume e acréscimo na receita.

Em outras palavras, o declínio maior está concentrado na carne de frango in natura que, considerada a média diária embarcada na primeira quinzena do mês, sinaliza para dezembro volume pouco superior a 290 mil toneladas, o que representaria decréscimo da ordem de 7,5% tanto sobre o mês anterior como sobre dezembro do ano passado.

Infelizmente, a queda no volume vem acompanhada de nova redução no preço médio. Em relação a dezembro de 2012 registra-se no momento queda de 12,27% no preço médio, o que faz com que a receita atual, projetada para a totalidade do mês, fique quase 20% aquém da que foi alcançada há um ano.

A registrar que, mantida a atual média no restante do mês e supondo-se que os embarques de industrializados de frango e de carne de frango salgada alcancem a média registrada nos 12 meses anteriores, as exportações de carne de frango de 2013 ficarão próximas dos 3,890 milhões de toneladas, recuando menos de 1% em relação a 2012.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias