Publicado em: 24/09/2024 às 11:06hs
A confiança dos consumidores brasileiros registrou um aumento pelo quarto mês consecutivo em setembro, conforme dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse crescimento é atribuído à melhora nas expectativas para os próximos meses, mesmo com uma leve diminuição na percepção sobre a situação atual.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,5 ponto, atingindo 93,7 pontos, após um avanço de 0,3 ponto em agosto. Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, “a confiança do consumidor tem crescido gradativamente desde junho deste ano, sendo impulsionada principalmente pelas expectativas futuras. Contudo, em setembro, observou-se uma leve piora nas percepções sobre a situação atual.”
Em setembro, o Índice de Expectativas (IE) teve um incremento de 0,8 ponto, chegando a 102,2 pontos, mantendo a tendência de quatro altas consecutivas. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 0,2 ponto, totalizando 81,7 pontos, após um período de quatro meses sem registrar queda.
O avanço no ICC é especialmente creditado ao aumento no componente referente ao ímpeto de compras de bens duráveis, que cresceu 2,3 pontos, alcançando 90,1 pontos, o maior nível desde fevereiro deste ano (95,0 pontos). No entanto, o indicador sobre a percepção das finanças pessoais das famílias sofreu uma queda de 0,8 ponto em setembro, estabelecendo-se em 69,9 pontos, o menor patamar desde maio deste ano (69,3 pontos).
“A resiliência da atividade econômica local tem sustentado a tendência de alta na confiança dos consumidores, mas a recuperação lenta reflete uma percepção ainda fragilizada das finanças pessoais,” completou Gouveia.
Fonte: Portal do Agronegócio
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