Publicado em: 21/05/2025 às 11:35hs
A temporada dos concursos de queijos artesanais em Minas Gerais está oficialmente aberta e se estende pelos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As primeiras disputas já aconteceram em cidades produtoras, com destaque para os concursos municipais e o Concurso Regional do Queijo Artesanal da Mantiqueira de Minas, realizado em Itamonte.
Os concursos municipais e regionais têm como principal objetivo selecionar os participantes do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, previsto para ocorrer no dia 4 de setembro, no município de Itanhandu, com premiação marcada para o dia 13 do mesmo mês.
De acordo com a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues, os concursos municipais são uma etapa essencial no processo de seleção: “É nessas disputas locais que são definidos os concorrentes dos concursos regionais. Os finalistas desses concursos, por sua vez, garantem vaga na grande final estadual”.
Durante o mês de maio, diversas cidades receberam as etapas locais da competição. Entre os municípios que já sediaram concursos estão:
Além disso, Itamonte também sediou o Concurso Regional da Mantiqueira no dia 17 de maio. A próxima etapa municipal está marcada para o dia 29 de maio, em Alvorada de Minas, também na região do Serro.
Os jurados avaliam tanto os aspectos externos quanto internos dos queijos. Na análise externa, são observados:
Formato e acabamento
A programação de junho começa com dois concursos no dia 5:
Em seguida, estão previstos:
Outros concursos confirmados são:
Segundo Fernanda Quadros, coordenadora técnica estadual da Emater-MG, “só podem participar dos concursos os produtores que possuem queijarias registradas em serviços de inspeção”.
Os cinco melhores colocados de cada etapa regional garantem vaga na final estadual. Em regiões onde não houver concurso, haverá seleção de queijos de empreendimentos legalizados junto ao IMA ou outros órgãos oficiais de inspeção para participarem da disputa estadual.
O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Em 2024, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA) foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A produção anual desses queijos em Minas Gerais é estimada em 40 mil toneladas, gerando uma receita superior a R$ 2 bilhões por ano.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias