Publicado em: 13/01/2025 às 10:45hs
As vendas no comércio varejista brasileiro recuaram 1,7% em dezembro de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, e 3,5% em relação a novembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Stone, empresa especializada em meios de pagamento. O resultado foi impactado principalmente pela performance negativa das lojas físicas.
As vendas no varejo físico apresentaram queda de 2,1% em dezembro, comparado ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o comércio eletrônico registrou alta expressiva de 7,7% no mesmo período. Em relação a novembro, o varejo online cresceu 3,4%, enquanto o segmento físico sofreu retração de 4,2%.
De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, a performance do varejo ao longo de 2024 explica a retração observada em dezembro. "Estimamos que o comércio vendeu 2,3% a menos que o esperado durante a semana do Natal, o que justifica parte dessa queda no último mês do ano", afirmou Calvelli.
Todos os segmentos analisados pela Stone reportaram quedas nas vendas de dezembro em comparação ao mês anterior. As retrações mais significativas ocorreram em:
No comparativo anual, poucos estados apresentaram resultados positivos no varejo em dezembro. Destaque para Roraima (+3,9%), Sergipe (+3,5%), Rondônia (+2,2%), Pará (+1%) e Goiás (+0,9%).
Em São Paulo, maior mercado varejista do país, as vendas caíram 2,4% em relação ao mesmo período de 2023. No Rio de Janeiro, o recuo foi ainda mais acentuado, com queda de 4,6%.
Esses dados refletem os desafios enfrentados pelo varejo em 2024, que, mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, foi impactado pela diminuição no consumo em lojas físicas e pela fraca performance no período natalino.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias