Análise de Mercado

Com alta do consumo de etanol, Brasil zera importação de gasolina

Volume do combustível importado em janeiro foi de 580 milhões de litros; em agosto foi zero


Publicado em: 10/10/2013 às 16:10hs

Com alta do consumo de etanol, Brasil zera importação de gasolina

A produção brasileira recorde de cana-de-açúcar da safra 2012/2013 garantiu que o país zerasse a importação de gasolina em agosto deste ano. Em janeiro, as compras do Brasil somaram 580 milhões de litros, ao custo de US$ 509 milhões para o país. O aumento do consumo interno de etanol anidro (misturado à gasolina) e do hidratado estimularam o setor no direcionamento da maior parte da moagem da cana para o biocombustível.

A avaliação foi feita pelo presidente da Datagro, Plínio Nastari, que destacou também que esse cenário ainda não estimula grandes investimentos no setor.

"O setor está em compasso de espera e nãos está discutindoinvestimentos. O que falta é uma visão do Estado para a produção sucroalcooleira", afirma Nastari.

Embora a moagem de cana venha crescendo, a produção deaçúcar está estabilizada há três anos (média anual de 38 milhões de toneladas).

Enquanto isso, segundo Nastari, a demanda mundial de açúcar cresce cerca de 4 milhões de toneladas ao ano. Entre 2005 e 2012, as exportações brasileiras de açúcar subiram 64% enquanto no resto do mundo caíram 5,8%.

De acordo com Nastari, as chuvas dos últimos dias nas principais regiões produtora de cana do país foram bem vindas para a safra 2013/2014.

Até 2030, segundo avaliação da Datagro, o Brasil tem potencial para superar a produtividade de 12 mil litros de etanolpor hectare - atualmente o volume é de 7 mil litros por hectare com a cana de açúcar e de 3,5 mil litros de etanol por hectare de milho.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias