Análise de Mercado

Chile Week Brasil 2024: Oportunidades de Negócios em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte

Evento promove a interação entre setores de alimentos, bebidas, turismo, investimentos e mineração entre Brasil e Chile


Publicado em: 27/09/2024 às 08:30hs

Chile Week Brasil 2024: Oportunidades de Negócios em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, as cidades de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte receberão a Chile Week Brasil 2024, uma iniciativa promovida pelo ProChile, órgão do Ministério das Relações Exteriores do Chile. Este evento visa fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Chile, que se consolidou como o maior parceiro comercial do Chile na América Latina e o terceiro principal destino das exportações chilenas no mundo.

A abertura da semana de negócios ocorrerá em São Paulo, com a presença do embaixador chileno no Brasil, Sebastián Depolo Cabrera, e de Ignacio Fernández, diretor geral do ProChile. Hugo Corales, diretor do ProChile em São Paulo, também estará presente, junto a representantes da indústria chilena e brasileira. “Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil será o foco de ações promocionais em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Em São Paulo, teremos a Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas, reunindo empresas exportadoras chilenas com potenciais compradores brasileiros, reforçando assim o comércio bilateral”, destaca Corales.

Programação de Atividades

As atividades da Chile Week têm início em São Paulo no dia 30 de setembro, com um seminário no hotel Tivoli Mofarej, às 15h, que visa fortalecer a imagem do país e expandir as oportunidades comerciais, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento incluirá um workshop sobre os desafios e oportunidades no setor de alimentação no Brasil, conduzido por María Gonzalez, da VSV EuroGlobal.

Ainda no mesmo dia, acontecerá o seminário "Conecta Brasil e Chile", que abordará a conexão e a cooperação entre os mercados, com a participação da Câmara de Comércio Chile-Brasil e a Diretora Executiva da Fundação Imagem do Chile, Rossana Dresdner. Além disso, um painel sobre a conjuntura econômica dos dois países e perspectivas para 2025 contará com a presença da FIESP e da FGV, moderado por Selma Nunes, vice-presidente da Câmara de Comércio Chile-Brasil.

No dia 1º de outubro, São Paulo será palco da inauguração da Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas, com a participação do Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, do embaixador Sebastián Depolo e do diretor geral do ProChile, Ignacio Fernández. Às 16h, uma masterclass sobre o Pisco do Chile será conduzida pelo bartender chileno Víctor Venegas, proporcionando uma oportunidade para os brasileiros conhecerem melhor essa bebida típica. O dia culminará com um jantar que reunirá autoridades e representantes do setor.

Agenda em Brasília e Belo Horizonte

Em Brasília, no dia 3 de outubro, a programação será voltada para o turismo chileno, com um workshop que contará com a presença do embaixador Sebastián Depolo e da Subsecretária de Turismo, Verónica Pardo. O Chile tem atraído um número crescente de turistas brasileiros, com voos diretos operados por três companhias aéreas a partir de várias cidades brasileiras.

Por fim, em Belo Horizonte, entre os dias 3 e 4 de outubro, ocorrerá uma rodada de Encontro de Exportadores de Serviços Globais, com foco nas soluções de mineração que o Chile pode oferecer ao Brasil.

Sobre o ProChile

ProChile é uma instituição vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Chile, responsável pela promoção da oferta exportável de bens e serviços chilenos e pelo desenvolvimento do país, através da internacionalização de empresas, promoção da imagem nacional, atração de investimento estrangeiro e fomento ao turismo.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias